terça-feira, 18 de maio de 2010

SOBRE O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO


SOBRE O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO
Fr. Raniero Cantalamessa, OFM Cap.

É importante compreender que a Renovação no Espírito é tudo. Após o Concílio Vaticano II, muitas coisas na vida da Igreja foram renovadas - a liturgia, pastoral, de direito canónico, as constituições e vestido de ordens religiosas. Apesar de todas estas coisas são importantes, são apenas as coisas externas. Ai de nós se deixamos lá e acho que a tarefa seja concluída. Não é a estrutura, mas as almas que são importantes para Deus. "É a alma dos homens que a Igreja é bela", escreve Santo Ambrósio ... e por isso está na alma dos homens que ela deve fazer-se bonito.

Deus é autor e Poder

A renovação é uma renovação em que Deus, não o homem, é o autor principal "eu, não você", diz Deus, "novas todas as coisas" (Ap 21:5). "Meu Espírito - e somente Ele - pode renovar a face da terra" (cf. Ps. 104:30). Do ponto de vista religioso, nós tendemos a ver as coisas de uma perspectiva ptolomaica: na base estão os nossos esforços - organização, eficiência, reformas, boa vontade e. Estes têm a terra como o centro aqui, que Deus vem para fortalecer a coroa e por Sua graça eo nosso esforço.

Devemos - neste momento como a Palavra de Deus grita - "dar de volta o poder de Deus" (Sl 68:35), porque "o poder pertence a Deus" (Sl 62:12). Por muito tempo nós temos esse poder usurpado de sua gestão por ele como se fosse nosso, como se fosse a nós que "governam" o poder de Deus. Temos que mudar totalmente a nossa perspectiva. Ou seja, temos de reconhecer simplesmente que, sem o Espírito Santo, não podemos fazer nada, nem mesmo dizer: "Jesus é o Senhor!" (1 Coríntios 12:3).

O batismo no Espírito não é um sacramento, mas está relacionado com os sacramentos da iniciação cristã. O Batismo no Espírito torna real e de forma renova iniciação cristã. A principal relação é com o sacramento do Batismo.

Acreditamos que o Batismo no Espírito torna real e revitaliza o nosso Batismo. Para entender como um sacramento que recebeu tantos anos atrás, normalmente logo após o nosso nascimento, poderia de repente voltar à vida e emanar tanta energia, como muitas vezes acontece por meio do batismo no Espírito Santo, é importante olhar para o nosso entendimento de teologia sacramental.

A teologia católica reconhece o conceito de um sacramento, mas vinculada. Um sacramento é chamado de limite, se o fruto que deve acompanhá-la permanece ligado por causa de certos blocos que impedem a sua eficácia. Extreme exemplos disso são o sacramento do Matrimónio e da Ordem recebida no estado de pecado mortal. Em tais circunstâncias, estes sacramentos não podem conceder qualquer graça para as pessoas até o obstáculo do pecado é removida através da penitência. Quando isso acontecer, o sacramento é dito para viver novamente, graças ao caráter indelével e irrevogabilidade do dom de Deus. Deus permanece fiel, mesmo se formos infiéis, pois Ele não pode negar a si mesmo (cf. Tm. 2:1-3).

No caso do Baptismo, o que é que faz com que o fruto do sacramento para ficar ligado? Os sacramentos não são rituais mágicos que agem mecanicamente, sem o conhecimento da pessoa, independentemente de qualquer resposta da parte dele. Sua eficácia é fruto de uma sinergia ou cooperação entre a onipotência divina - na realidade, a graça de Cristo ou o Espírito Santo -, e da liberdade humana. Como dizia Santo Agostinho: "Aquele que te criou sem sua colaboração não salvará sem sua cooperação."

O operatum opus do Batismo, ou seja, parte de Deus, ou de graça, tem vários aspectos: o perdão dos pecados, os dons das virtudes teologais da fé, esperança e caridade (estes, porém, apenas como uma semente), filiação e divina. Todos estes aspectos operar através da ação eficaz do Espírito Santo. Mas o que o opus operantis no Baptismo - a saber, parte do homem - consiste? É constituída de fé! "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). Juntamente com o Batismo, portanto, há um outro elemento: a fé do homem. "A todos quantos o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus: aos que crêem no seu nome" (João 1:13).

O batismo é como um selo divino colocar sobre a fé do homem. Tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e ter acreditado nele, que você recebeu (é claro, no Batismo), o selo do Espírito Santo (cf. Ef. 1:13).

Batismo e da Confirmação da Fé

No início da Igreja, o Batismo era um evento tão poderoso e tão rico em graça que não havia normalmente a necessidade de uma nova efusão do Espírito, como nós temos hoje. O batismo foi ministrado aos adultos que se converteram do paganismo, e que, devidamente instruído, estavam em posição de fazer, por ocasião do Batismo, um ato de fé, e uma escolha livre e madura. Basta ler a catequese mistagógica sobre o Batismo atribuído a Cirilo de Jerusalém tornar-se consciente da profundidade da fé para aqueles que esperam que foram levados para o Batismo. Em suma, eles chegaram ao Batismo através de uma conversão verdadeira e real, e, portanto, para eles o batismo era uma lavagem real, uma renovação pessoal, e um re-nascimento no Espírito Santo.

A conjuntura favorável que permitiu o Batismo nas origens da Igreja para operar com tanta força que foi a graça de Deus ea resposta do homem conheceu, ao mesmo tempo. Houve uma sincronia perfeita.

Batismo Infantil em um ambiente não-cristão

Mas agora esta sincronização foi quebrada uma vez que somos batizados quando crianças. Pouco a pouco este aspecto do acto livre e pessoal de fé já não acontece. Foi substituído, em vez de uma decisão feita pelos pais ou padrinhos intermediário. Quando criança ac cresceu em um ambiente totalmente cristã, a fé ainda pode florescer, embora em um ritmo mais lento. Agora, entretanto, este já não o caso, e nosso ambiente espiritual é ainda pior do que na época da Idade Média. Não é que não há vida cristã normal, mas agora é a excepção e não a regra.

Nesta situação, raramente, ou nunca, se a pessoa batizada nunca atingir a fase de proclamar, no Espírito Santo, "Jesus é o Senhor." Até que se atinge este ponto, tudo o resto na vida cristã continua fora de foco e imaturo.
Milagres não acontecem, e nós experimentamos o que Jesus fez em Nazaré: "Jesus não pôde realizar muitos milagres por causa da sua falta de fé" (Mateus 13:58)

Vontade de Deus

Aqui, então, é o que eu considero ser o significado do batismo no Espírito Santo. É a resposta de Deus a esta avaria que tem crescido na vida cristã no Sacramento do Batismo.

É um facto aceite que ao longo dos últimos anos tem havido alguma preocupação por parte da Igreja, entre os bispos, que os sacramentos cristãos, sobretudo o Batismo, estão a ser administrada a pessoas que não fará nenhum uso deles na vida . Como resultado, foi mesmo sugerido que o batismo não deve ser administrado a não ser que existem algumas garantias mínimas de que será cultivada e valorizada pela criança em questão. Para que não se deve atirar pérolas aos cães, como disse Jesus, e batismo é uma pérola, porque é o fruto do sangue de Cristo.

Mas parece que Deus estava preocupado com esta situação, mesmo antes de a Igreja, e ele levantou-se, aqui e ali na Igreja, movimentos que renova a iniciação cristã dos adultos. A Renovação Carismática é um desses movimentos, e nela a graça principal é, sem dúvida, ligada ao Batismo do Espírito Santo e que vem antes dela.

Lançamento e confirmação da fé

A sua eficácia na reativação Baptismo consiste nisto: Finalmente o homem contribuiu com sua parte - ou seja, ele faz uma escolha de fé, dispostos em arrependimento, que permite que a obra de Deus para se libertar e para emanar toda sua força. É como se a luz está ligado. O dom de Deus é finalmente "desacoplado", e do Espírito é permitida a fluir como uma fragrância na vida cristã.

Além da renovação da graça do batismo, o batismo no Espírito é também uma confirmação do próprio Batismo própria, uma deliberada "sim" para ele, para os seus frutos e os seus compromissos. Como tal, também é similar à confirmação. Confirmação é o sacramento que desenvolve, confirma e leva a cabo a obra do Batismo.

A partir dele, também, vem o desejo de um maior envolvimento na dimensão apostólica e missionária da Igreja, que geralmente é observado em pessoas que recebem o Batismo no Espírito. Eles se sentem mais inclinados a cooperar com a edificação da Igreja, colocando-se a seu serviço em vários ministérios tanto clerical e leigos, para testemunhar de Cristo - para fazer todas essas coisas que lembram o acontecimento de Pentecostes e que são accionados em sacramento da Confirmação.

O batismo do Espírito não é a única ocasião conhecido no seio da Igreja para este relançamento se dos sacramentos de iniciação. Há, por exemplo, a renovação das promessas batismais na Vigília Pascal. Existem também os exercícios espirituais e profissão religiosa, algumas vezes chamado de "Batismo segundo." Ao nível sacramento há confirmação. Não é difícil descobrir na vida dos santos, a presença de uma efusão espontânea, especialmente por ocasião de sua conversão. A diferença com o Batismo no Espírito Santo, no entanto, é que ele está aberto a todo o povo de Deus, grandes e pequenos, e não apenas para aqueles privilegiados que fazem os Exercícios Espirituais inacianos ou fazer a profissão religiosa.

A Vontade de Deus na História

Onde é que essa força extraordinária que nós experimentamos quando foram batizados no Espírito vem? O que nós estamos falando não é apenas uma teoria, mas algo que nós mesmos temos experimentado e por isso posso dizer com John, "o que ouvimos, o que vimos com nossos próprios olhos, o que as nossas mãos tocaram, isto também anunciar para você, para que você também pode estar em comunhão conosco (cf. Jo 1:1-11). A explicação dessa força está na vontade de Deus, porque Deus estava feliz por renovar a Igreja, hoje, por este meio, e isso é suficiente.

Há certamente alguns precedentes bíblicos, como o disse em Atos 8:14-17, quando Pedro e João, tendo ouvido que Samaria congratulou-se com a Palavra de Deus, fui lá, oraram por eles e colocou as mãos sobre eles para que pudessem receber o Espírito Santo. Mas estes precedentes bíblicos, não são suficientes para explicar a amplitude e profundidade das manifestações contemporâneas do Espírito Santo.

A explicação é, portanto, no plano de Deus. Poderíamos dizer, parafraseando uma frase célebre do apóstolo Paulo: Porque os cristãos, com todos a sua organização, não foram capazes de transmitir o poder do Espírito, Deus estava feliz por renovar os crentes pela loucura do Batismo no Espírito. De fato, os teólogos procuram uma explicação, e as pessoas responsáveis pela moderação, mas as almas simples toque com suas mãos o poder de Cristo no batismo do Espírito. (1 Coríntios 12:1-24).

Nós, homens, e em particular, nós, homens da Igreja, tendem a limitar Deus em sua liberdade. Nós tendemos a insistir para que ele siga um padrão obrigatório (os canais chamados de graça). Nós esquecemos que Deus é uma torrente que rompe e cria o seu próprio caminho, e que o Espírito sopra onde e como Ele quer. (Não obstante o papel do ensino da Igreja para discernir o que realmente vem do Espírito e que não vem dEle.)

O que faz o Batismo no Espírito Santo que consistem, e como ele funciona?

No batismo do Espírito, há um movimento, o segredo misterioso de Deus que é a sua maneira de se apresentar de uma forma que é diferente para cada um. Só Ele nos conhece no nosso interior e como agir em nossa personalidade única. Há também uma parte da comunidade externa, que é o mesmo para todos. Este é constituído principalmente de três coisas: amor fraterno, imposição das mãos e oração. Estes são não-sacramental, mas apenas elementos eclesiais.

A partir do Pai e do Filho

Onde a graça que experimentamos no Batismo do Espírito Santo vem? De que nos rodeiam? Não! Da pessoa que o recebe? Não! Ele vem de Deus! Nós só podemos dizer que tal graça está relacionada com o Batismo, porque Deus sempre age com coerência e fidelidade. Ele honra os compromissos e as instituições de Cristo. Uma coisa é certa - não é que os irmãos de transmitir o Espírito Santo, mas eles fazem invocar o Espírito Santo sobre a pessoa. Só Jesus pode dar ao Espírito Santo.

Quanto à maneira de essa graça, podemos falar de uma nova vinda do Espírito Santo, de uma nova missão do Pai através de Jesus Cristo, ou uma nova unção correspondente a um novo grau de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog