terça-feira, 28 de junho de 2011

"Alguns, rejeitando a verdade, inserido declarações falsas" e por tentar enganar truques simples cristãos, manipular o significado da palavra de Deus






INTRODUÇÃO

I. Santo Irineu de Lyon

Nascido na Ásia Menor (± 135/140), filho de pais pagãos. Desde a sua juventude ele conheceu o bispo Policarpo de Esmirna, que tinha sido aluno da escola joánea ​​em Éfeso. No ano 177 estava em Lyon, mas ignora a razão, quando a capela-mor foi enviado a Roma, com cartas ao Papa, para consultas sobre assuntos da Igreja da Gália naquela época era severamente perseguidos. Quando Irineu retornou de Roma, ele encontrou uma comunidade profundamente abalada. Por causa da fé foram mortos na mesma em todos os Photinus Bispo, muito velho, junto com muitos membros do clero e muitos leigos. Assim, Irineu foi eleito para suceder o bispo mártir. Estimulado pelo problema das seitas heréticas, especialmente gnóstica o corante escreveu sua afirmação e refutação da falsa gnose , vulgarmente conhecido como os hereges , durante o pontificado de São Eleutério, por volta do ano 180/190. Muito pouco se sabe sobre sua morte. A Igreja venera como um mártir, porque, segundo a antiga tradição, ter morrido no meio da multidão que foram massacrados durante a perseguição de Septímio Severo (± 200/202).
II. EXPOSIÇÃO ensinamentos gnósticos

O prefácio do livro que eu descobri a preocupação de Santo Irineu: "Alguns, rejeitando a verdade, inserido declarações falsas" e por tentar enganar truques simples cristãos, manipular o significado da palavra de Deus, deitado sobre o Criador, eles assumem um "conhecimento" ( gnosis ) reservado para eles, que estão acima do Criador, o Pai Supremo seria naturalmente um desconhecido para todos, e completamente desconectado do mundo. Seus métodos, que se escondem sob o segredo reservado para os iniciados. Pelo sigilo eo aparecimento de gnosis, a doutrina tem fascinação por ingênuo. A tática de Irineu é arrancar a máscara e expor sua doutrina de que seus erros são postas a nu (Livro I). Em seguida, desvenda os seus ensinamentos para mostrar as contradições e oposição à Palavra revelada (Livros II-V).
1. Fonte

Ignorando suas origens históricas remotas. Eles têm dados sobre o seu desenvolvimento, em parte no Novo Testamento, especialmente as referências antiheretical San Pablo e de San Juan 1 .
1.1. Psicológico . O mal que experimentamos no mundo causa sofrimento que os seres humanos tentam se libertar. Esta tendência dá origem a diferentes religiões, que oferecem respostas variadas, muitos dos quais oferecem fuga do mundo material em que vivemos, o que é pensado para causar e origem do mal. O gnosticismo é "saber" (daí a gnosis ), a "verdadeira natureza" do mundo do homem e Deus. Cree encontrar a salvação no conhecimento. O verdadeiro homem é espírito ", semente da divindade" aprisionada na carne, o Salvador viria a entregar a sua origem remonta ao Pleroma (ou seja, a plenitude do espírito na região). É claro, esta gnosis é o privilégio de "iniciados" (em grego mystes , onde é uma religião "mistério").
"A gnose de gnosticismo é uma forma de conhecimento religioso, que é a verdadeira realidade espiritual do homem. Liberado por um desenvolvedor de poupança e garantido por uma tradição muito esotérico, sua gnose é capaz por si só, para salvar seu possuidor. Normalmente Didaskalia gnóstico ou instrução, com o qual o adepto é iniciado, com base na transmissão de um conto mítico, que estabelece a responder às perguntas existenciais típicas de todos os gnósticos " 2 .
1.2. Histórica . De acordo com Irineu, Simão, o Mago (At 8,9-25) é o patriarca de todos os gnósticos cristãos 3 . Durante o século estes sectários estavam concentrados nas regiões da Palestina e da Síria, mas em meados do século segundo se espalhou para o Egito e do Ocidente.
1.3. Fuentes . Eles vêm com as mesmas fontes, como cristãos, mas usada e interpretada à sua própria maneira:
1 ª Escritura . Irineu acusado de abusar dela, escolhendo palavras isoladas e expressões para explicar de forma a apoiar as suas doutrinas, cuja origem tomadas de outras fontes. Este pretende ser cristãos para enganar os incautos e arrastá-los para suas seitas (cf. III, 25,2). 4 As "conhecimento" possuem, que ser aqueles que interpretam a Bíblia tão profundo, liderada por os "mistérios" que São Paulo tinha secretamente comunicados a um grupo seleto, escondido aos cristãos comuns.
2 ª Tradição . Eles se opõem à tradição da Igreja, porque eles iriam manter verdadeira, porque o Senhor havia diferentes naturezas ("de cima" o Cristo pneumático ou e "terra" ou psíquica) revelaram uma coisa simples para a terra e um mais elevado para o espiritual ou "pneumático" (cf. III, 11.1, 16,1.6): os judeus e os apóstolos (que também eram judeus), como foram "psíquico" e "espiritual" ( cf. III, 15,2), anunciou o Deus do Antigo Testamento. Em vez disso, o "espiritual", revelou a Seu Pai, que é totalmente desconhecido (cf. III, 5.1, 12.6). Então, os apóstolos continuaram a pregar aos judeus a Deus (cf. III, 12:12). Em contraste, o "espiritual" recebeu a gnose da verdade (cf. III, 12.7, 13.2). Assim, a Igreja Cristã na terra deve salvar sua alma pela fé e obras, na sequência do mandato do Antigo Testamento e os Evangelhos comum. Em vez disso, Paulo ensinou que o Pai desconhecido e inicia Cristo "de cima" que foi manifestada em Jesus (cf. III, 5.1, 17.1). Assim, somente os gnósticos preservada a tradição de "a verdade perfeita."
2. A doutrina de Ptolomeu

Os católicos costumavam ter um corpo básico e compacto da doutrina, tendemos a imaginar que o mesmo acontece com outras igrejas ou seitas. Não é assim, porque esses grupos não têm uma autoridade de ensino, fora de realizar seus líderes. E cada um deles para atrair convertidos, tentando encontrar novas doutrinas e interpretações que fazem o seu parecer superiores aos chefes outro grupo. Irineu consideradas seitas derivadas do Valentin mais representativos, especialmente aqueles que preservam os ensinamentos de Ptolomeu, o mais proeminente dos seus discípulos.
2.1. Sua interpretação da Bíblia . Os profetas e as palavras de Jesus ter sido inspirado por um Salvador (seus ensinamentos são de ordem superior), outros Achamot (suas doutrinas são intermediários) ea terceira pelo Demiurgo (como isso é completamente ignorante de Pleroma, que inspirou é muito baixo e não conseguiu salvar). Este postulado justifica para "purificar" as Escrituras e interpretá-los da maneira que se adapte às suas próprias doutrinas.
Irineu que criticou duramente os abusos dos textos bíblicos, projetado para confundir os cristãos ignorantes: eles tomam palavras e frases típicas da Escritura, mas construí-las novas doutrinas e idéias fantasiosas totalmente estranho ao ensino e à intenção da Palavra divina. Em seguida, ele cita Ptolomeu exegese que faz com que o prólogo de São João, para forçá-lo a revelar a emanação da origem Ogdoad primordial do Pleroma. O bispo de Lyon mostra-lhes que a sua interpretação é arbitrária. A exegese único legítimo é o que faz a fé da Igreja: John reconhece um só Deus e Pai, que fez tudo para Seu Filho (a Palavra), que é a Luz ea Vida, e desde a Encarnação, também o Salvador dos homens (cf. I, 7-9).
2.2. Eons . Não há Deus, mas uma série de seres divinos ou semi-divina que são chamados Aeons. Se qualquer um deles pode ser chamado de Deus em tudo, este é o Pai, totalmente desconhecido ( agnostos ) para Aeons outros e para os seres humanos, exceto para o unigênito (cf. I, 2.1, 19.1) . O resto do Aeons quer ver, mas não pode por causa da imensa grandeza (cf. I, 2,2) do Pai, do qual se originam todas as coisas, e eles chamaram a Protoprincipio ( Proarché ), também chamada de Abyss ( Bythos ) para a sua natureza insondável (cf. I, 1.1, 2.2). Todos os Aeons, em última análise vem dele e elemento feminino que está ligado, o Pensamento ( Ennoia ) também chamado de Silêncio 5 (cf. I, 1,1). No primeiro casal ( sydzygía ) vem a segunda: o unigênito (também chamado Nous = Mente ou Intelecto ) e Verdade ( Aletheia ). O casal por sua vez, emitiu o terceiro, o Verbo ( Logos ) e vida ( Zoe ), que, quando unidas, e geram Man ( Anthropos ) ea Igreja ( Ekklesia ). Estes oito Aeons o Ogdoad superior, ou todos os oito primordial.
A Palavra ea Vida foram também dez Aeons intermediário (a Década , ou o número perfeito), e Homem e menor doze Igreja (o Dozen , cujo símbolo é os signos zodiacais). A soma total de trinta Aeons (8 + 10 + 12), ou seja, a trinta anos (cf. I, 1,3), que é o Pleroma. Note-se que todas as versões do Aeons vêm em pares que se ligam ao casamento maneira 6 . Eles não são material sexual, mas os seres divinos são concebidas como projeções de seres terrenos em um mundo espiritual (um "exemplar para trás": as realidades divinas como reflexos do ser humano). Irineu argumenta que sua eons são psicologia sublimação. Na verdade, eles são apenas personificações de atividades ou qualidades interiores do ser humano, despojado de espaço e tempo. O Pai não é senão a projeção do fundo (inconsciente) do ser humano no silêncio de seu interior questões insondáveis ​​sua mente (o unigênito ) como a imagem de si mesmo para falar, e por isso faz todo o resto.
"Confrontando a simplicidade inefável absoluto do Abismo, destaca a composição de seu Filho. A Pessoa do Intelecto (= unigênito) resume muitos papéis-de ativos da Verdade (Aletheia) à Sabedoria (Sophia) - dirigido para longe de Deus " 7 .
2.3. O Pleroma ou Plenitude . Pode ser visto de duas maneiras: ou como a comunidade espiritual dos 30 Aeons (cf. I, 1.1, 2.5), ou na região superior (além dos sete céus são o céu) na vida (cf. I, 2.4, 4.1). Este é o destino dos gnósticos, o homem "espiritual" ( pneumatikoi ) e perfeito, uma vez que são liberados de seus corpos (cf. I, 21,2). A região de fronteira é o limite ( Hors ), que também é chamado de Cruz ( Stauros ), porque nela foi estendido Salvador, projetando o Pleroma, os seres Pneumatic chegar a esse deve ser guardado. O limite da função é definir as qualidades da Mente unigênito ou (o que é a Verdade, a Palavra, Life, Men, Igreja, Sabedoria), cujo objetivo é projetar para fora de Deus. O Unigênito é a síntese de todos os Aeons, imagens do que será o mundo exterior.
2.4. A criação vem da paixão, tristeza e queda de eliminação (o chamado Irineu penúria: hystérema ) o último dos 30 Aeons: bottom Sabedoria ( Sophia ). Desde unigênito contempla o Pai, o mais longe das eras da sua origem, a menos que eu conheço. O menor deles, querendo saber, tem que olhar, então seu desejo se tornou uma paixão, e sua busca fora do Pleroma perdido, ter sido expulso pelo limite porque não há paixão no mundo do espírito ( É por isso que ela é a ovelha perdida do Evangelho:. cf I, 8.4). Uma vez excluído do Pleroma, a Sabedoria leva o nome de Achamot (ou Prúnikos ). Em sua angústia, lágrimas e medo de seu erro que levou à ignorância, tentou imitar e imitar o Pai em seu poder gerar, criar, a partir destas "paixões", o mundo fora do Pleroma, no último era um desperdício. É por isso que a Sabedoria ou Achamot é chamado de mãe .
2.5. Os tipos de substâncias . Só existe na substância espiritual Pleroma (tudo é Pneuma ). Fora do Pleroma há três tipos de substâncias (cf. I, 5,1), espiritual ( pneumática ), humor ( psíquica ) e materiais ( hylic ). A substância pneumáticos protótipo é o Pai de levar para casa os Aeons, e da qual também a sementes ( espermátides ) deu de beber ao espírito divino no mundo exterior: eles são o "eu" das coisas espirituais , isto é, os gnósticos . O psíquico é, em primeiro lugar, o Demiurgo, ou criador do cosmos, então almas. A psique foi criado a partir da paixão de Sabedoria, embora purificado pela conversão para o Pai. Finalmente, o hylic são todas as coisas materiais e corpos humanos, incluindo: sua origem é tristeza, ansiedade, medo e ignorância (ou seja, dificuldades ou hystérema ), maracujá da Sabedoria.
2.6. A criação do Demiurgo (cf. I, 5,1), também chamado Jaldabaoth. A primeira coisa criada foi a Sabedoria Demiurgo, uma vidente (ele nasceu no exílio da Pleroma espiritual). Esta matéria organizada, mas sem perceber que sua mãe estava dirigindo como seu instrumento, por isso pensou-se o único Deus eo Criador (cf. I, 5,4), e assim proclamado no Antigo Testamento, que é seu trabalho. Ele é o Deus que apenas acreditava, mas na realidade é cruel, vingativo, ciumento e tirânico, é o Deus dos judeus. Ele mora na chamada "Região Centro", que não é o mundo material, nem o Pleroma, mas um lugar para recolher as almas dos cristãos comuns.
2.7. O making of do mundo . Matéria e seres feitos de que são o resultado de tristeza, angústia, medo e ignorância, em outras palavras, a paixão da queda Sabedoria, ainda não purificada. O corpo humano é parte desta criação, que, sendo o resultado de uma queda, é insuperável. No entanto, Sophia não criou o mundo diretamente, mas pelo Demiurgo (o mediador ou intermediário), que trabalhou com (sem saber), como imagens ou modelos do mundo superior, os seres divinos que não sabia (I, 5 1). Algumas seitas colocar agindo através de anjos ou Arcontes (os sete seres do mal que correspondem aos sete céus dos planetas que compõem a semana ou Hebdomas ). Portanto, a criação não é uma cópia, mas muito medíocres, e até mesmo o aborto do Pleroma, como é a Mãe (cf. III, 25,6). O Demiurgo (Deus do Antigo Testamento), acreditando que o único Deus, os homens governou tiranicamente em impor a sua lei (inexigível), utilizando-se Moisés e seus outros satélites.
2.8. A formação de seres humanos . O Demiurgo criou o ser humano, que é composto de alma material, corpo e espírito psíquico (ou semente do Pai). Mas em um predominantemente homens, em outros um destes elementos, onde os seres vêm hylic (aqueles ligados à matéria ou hyle , impulsionado por suas paixões, representada na Bíblia por Caim), os mentais (no vigente alma ou psique são cristãos comuns que vivem pela lei e fé como Abel) e pneumático (aqueles que vivem no espírito ou pneuma , isto é, os gnósticos, cujo símbolo é Set bíblica) (cf. I, 7,5).
2.9. A semente espiritual (a "imagem" do general 1,26), representado por um grão de mostarda (cf. I, 6,4), é uma pequena porção da substância divina, emitido pela Mãe plantadas em pessoas criado pelo Demiurgo sem que ele percebesse 8 : daí o homem "espiritual" (pneumático). Isso é tudo que eu posso retornar ao Pleroma, de onde veio. É o "eu" profundo na gnósticos, ou seja, o "homem perfeito" ou "interior" do qual fala São Paulo, que eventualmente deve ser liberado a partir do corpo e da alma para voltar ao Pai, de quem emanou.
2.10. Escatologia . Cada ser humano tem o seu próprio destino, dependendo de qual item no domínio. Divulgar este destino tem sido o trabalho do Salvador ou Jesus Cristo encarnado na Economia: os homens hylic não tem qualquer salvação, a morte vai dissolver na terra, que vai queimar no fim do mundo. A psíquica , ou seja, os cristãos da Igreja na Terra, em que a alma é o sujeito, são aqueles que vivem pela lei moral e da fé pregada pelos Apóstolos e os Evangelhos comum, a morte vai salvar suas almas, habitam a região entre o Demiurgo psíquica, que gozam de uma felicidade moderada. A pneumática já estão guardados pela natureza: a semente divina não pode perecer, porque destina-se a voltar ao seu lar espiritual no Pleroma. Para eles, portanto, não tem a lei moral, o que eles fazem, eles são salvos pela gnosis, então apenas esperando para ser liberado a partir desta prisão do corpo em que, no momento, purificada (cf. I, 6,1-7,1) 9 .
2.11. Transmigração das almas , ou melhor a transmigração de espíritos (reencarnação). Como apenas a semente divina do espírito poderá retornar ao Pleroma, e neste mundo foi plantada em um corpo para exercitar e purificada, seitas gnósticas muitos ensinam que quando uma alma não é suficiente para experimentar todas as ações da vida teve de exercer enquanto que em um corpo, para livrá-lo deve passar para o outro. Assim, interpretou a parábola de Lucas e Mateus 12,58-59 5,25-26: Angels que fez o universo são oficiais que querem manter as almas neste mundo. Deles será lançado as almas dos seres psíquicos ", de modo que para alguém ter se preocupado com próximos envolvidos em todas as acções possíveis, tais como aqueles que têm ou que tenham sido dobrado transmigradas de corpo a corpo, até que, seja qual for seu estilo de vida, ter pago tudo que devia. Eles, então, ser liberado, para que eles não vivem em um corpo "(I, 25,4). Por exemplo, como Simão, o Mago, seu herege alegado, havia ensinado que Elena, a prostituta que estava com ele como seu amante de Tiro, na Fenícia, mas foi um Aeon: O Pensamento ( Ennoia ), que já viveu no corpo de Ellen Troy (cf. I, 23.2).
2.12. Cristologia . Em Cristo, eles não têm uma doutrina unificada. Nós apresentamos um pouco híbrido, porque os elementos podem ser combinados de alguma forma. Na verdade, devemos falar sobre dois Cristos. O unigênito, a olhar com compaixão para as ovelhas perdidas (Sabedoria), emitiu um Cristo superiores (depois de intermediário entre a Palavra e Vida) para enviá-la, juntamente com o Espírito ( Pneuma ) para resgatá-la do seu exílio, e, assim, voltar equilibrar o Pleroma. Cristo realizou o resgate, ensinando que o Pai é desconhecido: assim curou de suas paixões 10 , e para pagar o preço se espalhar na cruz (ou seja, o limite) para chegar e voltar para o Pleroma ( cf. I, 4.1).
El Salvador . Os Aeons, chamados pelo Espírito, se reuniram para emitir um Salvador, que é o fruto de todos eles (cf. I, 3.4, 7.1, II, 2.6). Por esta razão, a Escritura chama por muitos nomes: o Verbo, Verdade, Vida, o Homem, o Filho do Homem, o Cristo, a Igreja eo Espírito Santo (cf. I, 4.5, 15.1; II, 24,1.4) pela mesma razão que é chamado de "All" (cf. II, 12,7). Ele é representado pela estrela dos Magos. Ele foi enviado fora do Pleroma para retornar à sabedoria do conhecimento de que estava perdido, e assim transformar sua paixão (cf. I, 8,2, II, 29.1), livre de ignorância, medo, angústia e tristeza. Conversão da Sabedoria surgiu a substância psíquica (o Demiurgo e as almas), e resíduos de ignorância, medo, ansiedade e tristeza (ou seja, a escassez), nascido da matéria e material de seres incluindo o corpo humano.
Então o Salvador veio à Terra para redimir as saídas de semente espiritual do Pai, que foram presos em corpos, para retornar ao Pleroma. Nesta ocasião, tomou um corpo "por causa da economia de 11 é formada corpo preparado uma substância mental, mas pronto para uma arte inefável pode ser visto, tocado e sofrimento "(I, 6.1, cf. 9 3; 24,1-2), este corpo aparente chamado Jesus (cf. I, 2.6, 15.3). Aqui está a fonte de docetismo 12 . Este é também chamado de "o Cristo da Economia" (cf. I, 3.1, 6.1). Sua missão está chegando para salvar os eleitos, coletando as sementes da divindade e as faíscas de luz espalhados nos corpos do cosmos, permitindo-lhes saber que o Pai é desconhecida, para ser salvo por meio da gnose.
O menor Cristo , que assumiu um corpo psíquico, até "Jesus of Economics", como uma pomba no momento do batismo (cf. I, 15.3), para falar por ele para que ele pudesse ser visto e ouvido. Mas deixou no momento da paixão, para despistar seus perseguidores, que acreditava tê-lo matado. Mas, na verdade morreu "Jesus of Economics", e só na aparência, enquanto o Cristo virou-se para o Pleroma. Outros dizem que o Cristo teria mudado por Simão de Cirene, que o crucificaram, para despistar seus inimigos (cf. I, 24.4).
3. Marco o Mago (cf. I, 13-22)

Mas são Marco e seus capangas que mais chamar a atenção de Santo Irineu. Eles basearam suas doutrinas e práticas de truques de mágica (cf. I, 13) e do significado dado a letras e números (cf. I, 14-16). Mark inventou um "rito da Eucaristia" para atrair os cristãos, misturado com truques que fazem o vinho aparecem transformados pela cor do sangue, em resposta às palavras secretas que pronunciar algumas mulheres que acreditam que eles são dotados de poderes especiais e, em seguida, despindo-os de sua propriedade e sujeito a seus apetites.
Pegue os nomes e números que aparecem nas Escrituras para encontrar o seu significado secreto, o mesmo de sempre "consistente" com seus ensinamentos. Através destas práticas "provar" que o nosso mundo é a imagem do superior Pleroma, e, portanto, o cálculo complicado dos números pode libertá-los e dar-lhes a salvação por seu mistério de significado que ocorre no Pleroma.
Tente usar diferentes passagens das Escrituras como símbolos que contêm a sua doutrina misteriosamente (cf. I, 17-18). Embora o Demiurgo é ignorante, criou este mundo guiado pela sua Achamot mãe, todas as coisas terrenas são imagens das realidades do Pleroma, o que significava que seria tão secreto nos tipos e acontecimentos das Escrituras.
Em seguida, Irineu denunciou a exegese dos textos bíblicos que fazer para apoiar a sua doutrina do Pai desconhecido (cf. I, 19-20). Seria Cristo que, na vinda, teria sabido que o Deus do Antigo Testamento não é o verdadeiro Deus, mas um Demiurgo ordem inferior, a quem os profetas que viram e foram inspirados. Em vez disso Cristo proclamou ao Pai até então desconhecida (Mt 11:25-27).
Em seguida, o bispo de Lyon descreve o "ritos de redenção", como praticado pela seita (cf. I, 21), que segundo eles seria o "batismo pneumáticos" verdade de Cristo. Esses "sacramentos" os homens fazem "perfeito", a fim de entrar no Pleroma, fugindo dos Poderes eo Demiurgo tentaria manter o homem pneumática após sua morte. Esta gnose é a verdadeira redenção.
4. As primeiras raízes de Valentiniano (I, 23-31)

Nesta parte, Irineu menor procura destacar as antigas raízes dos das seitas do seu tempo. Aqui, como alhures, o bispo de Lyon é Simão, o Mago, como a semente de todas as heresias gnósticas. Atacar seus erros, como outros de seus capangas, tenta destruir as heresias sua base em seu tempo corroeu a fé ea unidade da Igreja.
4.1. Simon Magus e Menandro são os ancestrais. O primeiro colocado como "o poder de Deus chamado o Grande" (At 8,9-11). Através de truques de mágica atraiu muitas pessoas para sua seita, e até mesmo tentou comprar os Apóstolos o segredo das obras Espírito Santo. Apaixonado por uma prostituta como Elena, que encontraram em Tiro, era venerado como a encarnação, então, de "pensamento" que se originou no início de fabricantes de Anjos do cosmos. Estes, para se livrar de seu governo e tomar o seu poder, teria sido encarcerado em vários órgãos, como Helena de Tróia Simon, o grande poder, teria chegado a, livre e também é livre para todos os seres humanos a tirania dos anjos que tentaram dominar os comandos necessários pelas obras de justiça (cf. I, 23).
Menandro seguiu esta doutrina de seu Mestre, mas se proclamou o Salvador enviado para comunicar a gnosis homens e libertá-los da ditadura Angeles. Ambos os "libertou" os mandamentos (o que seria a aplicação dos Anjos) se sentiu livre para todos os tipos de prostituição e outras obras "proibido para dominar" (cf. I, 23,5).
4.2. Saturnino e Basilides siga as acima. Saturnino (cf. I, 24,1-3) apenas insiste em que o Salvador veio em carne aparente para libertar os seres humanos do jugo do Deus dos judeus, que é o mais dominante entre os criadores da região de Los Angeles. Iniciando o corpo humano, após a morte, a centelha de vida no homem, faz-lo de volta ao Poder Supremo, e em vez disso o corpo ea alma se dissolver nos elementos da terra.
Basilides ensinou tal doutrina, mas se especializa em descrever pedidos e encaminhamentos de seres intermediários entre o Pai inata e ordens inferiores, cujo número se multiplicar sem limite. E vivem no céu, em excesso também exagera o número de nascimentos por outros céus que ocupam. O Deus dos judeus que vivem em Los Angeles eo menor deles. O Filho (ou mente inata Pai) teria sido manifestada na aparência de um corpo para revelar o Deus verdadeiro. Os judeus queriam matá-lo, mas na verdade matou Simão de Cirene, ele escapou e voltou para o Pai. Após a morte de homens, a sua mente também Pai ingênito (cf. I, 24).
4.3. Carpocrates ensina a diferença entre o Pai e os fabricantes Anjos inata no mundo. Jesus era um homem comum, nascido de José e Maria, mas a sua alma (como os poucos privilegiados) vem do reino do Pai. Então, Jesus e as almas, desprezam os legisladores deste mundo através de Moisés imposta aos homens para mantê-los sob seu controle. Quando essas almas estão livres do corpo, mais uma vez voltar para o Pai. Essa "liberdade" da lei são justificados para todos os tipos de deboche.
Nós negligenciamos as alusões breves faz Cerinthus Irineu (cf. I, 26.1), os nicolaítas (cf. I, 26,3), para Cerdon (cf. I, 27.1), Marcião ( cf. I, 27.2), bem como apenas insinuou diversas seitas (cf. I, 28). Todos dizem doutrinas mais ou menos semelhante ao anterior, com pequenas variações (cf. I, 25).
5. Perto da seita Valentiniano (I, 29-31).

Estes formam o grupo de mais apropriadamente chamada gnósticos .
5.1. O barbeliotas dar à luz todas as coisas de uma díade são o Pai ea Mãe inominável Barbelo (ou Espírito). Pai emitiu quatro eras como Barbelo feminino e masculino muitos. Eles formaram quatro casais (casamentos) para a glória do Pai e Barbelo (Mãe). Esses parceiros, por sua vez, emitiram os outros seres como auto-geradora , e os quatro luminárias (poderes angelicais) que servem como escolta, e quatro seres do sexo feminino que são seus parceiros. Finalmente emitiu Man auto-geradora e Gnosis ao Homem conhece o Pai. O último dos Anjos deu o Espírito Santo e sabedoria (que é chamado Proúnikos ), que deu à luz um potencial deformado, o Protopotencia , que fez o céu, os anjos, demônios e criaturas da terra. Crendo em Deus, ganhou o Antigo Testamento como o Deus zeloso (cf. I, 29).
5.2. Ophites buscar Pai originais Primeiro Homem , cujo filho é o segundo homem . Que têm com eles o Espírito Santo que é a primeira mulher , e todos os quatro elementos que constituem a dominar o mundo: escuridão, água, abismo e caos. O Primeiro Homem e Primeira Mulher nasce Cristo . Do Pai e do Filho de Luz para iluminar a sua primeira mulher. Juntos formam a Igreja Superior . Como a primeira mulher não podia suportar a luz, nasce de sua sabedoria ou Prúnicos o fruto da Luz, que é nascer da água e da matéria, em seguida, aprisiona. Liberado, retorna para o primeiro céu ea primeira Anjo ( Jaldabaoth ), dos quais sete céus, ou Los Angeles para formar a semana . Jaldabaoth gera uma criança, a mente , como Cobra 13 , engana o seu pai em crer que o único Deus. Então Jaldabaoth Angeles junto com um homem (Adão e Eva) a imagem do primeiro homem, e soprando em seu rosto o sopro da vida, diz o suco da luz de sua mãe. Adão e Eva tentar conhecer o Pai, e assim são expulsos do paraíso com a serpente (a mente). Jaldabaoth Angeles e depois dominar sobre os descendentes de Adão e Eva, os patriarcas e profetas.
Muito mais tarde, Sabedoria, sem perceber a sua Jaldabaoth filho, que produz um homem puro, Jesus, filho de Maria. Sobre isso, no seu batismo, a partir do domínio da Luz de Cristo desce para salvar a humanidade. Jaldabaoth Angeles e empurrar os judeus para ser crucificado, mas o Cristo escapa à Sabedoria, e eles conseguiram apenas para crucificar Jesus. Este é ressuscitado e sobe para Jaldabaoth para arrebatar as almas dos santos (aqueles que retêm o suco de luz) que mantém prisioneiros, e trazê-los ao Pai (cf. I, 30,1-4).
Finalmente S. Irineu descreve várias seitas relatou brevemente expor alguns pontos menores de diferença. (N º s 30,5-31,2)
6. Ebionitas.

Esses hereges não são uma seita gnóstica, mas de tipo judaico-cristã. Sua doutrina é uma forma de adoção. Cristo não é Deus ou Filho de Deus por natureza, mas apenas um homem elevado à dignidade divina de acordo com um ministério. Embora houvesse duas correntes de ebionitas, a respeito da concepção de Jesus 14 , Santo Irineu sabe que ensinam que Jesus é um homem comum nascidos de José e Maria (cf. III, 21,1; V, 1.3). Em sua fé são mais judeus do que os cristãos (cf. I, 26,2), o Antigo Testamento seria a revelação absoluta eo padrão para interpretar o Evangelho de Mateus em hebraico.
O filho de José e Maria se tornaria o Messias quando ele foi ungido pelo Espírito no seu batismo. Paul era um renegado da verdadeira fé. Em vez disso Jesus sempre foi fiel à lei judaica e à realização da justiça. O Espírito que Jesus sabia que seria só falou através dos profetas. Assim, Irineu acusado de que, ao negar a verdadeira paternidade de Deus ea filiação do Filho, perdem toda a possibilidade da sua adopção divina (cf. III, 19,1).
III. Refutação das doutrinas gnósticas

Depois de notar como no livro que tenho exposto os erros dos hereges no Prefácio do Livro II Irineu anuncia suas teorias desafio fundamental, ou seja, pares de Aeons que enchem o Pleroma, mas acima de tudo, seu desejo de se candidatar por um Deus completamente desconhecido, acima do Demiurgo Criador deste mundo. Ele utiliza três métodos: o mais importante desde o final do bispo de Lyon é principalmente para advertir os cristãos contra as falácias é deixar claro a oposição das doutrinas gnósticas das Escrituras. Com o segundo expõe a muitas contradições de seu ensino. E, finalmente, com um caráter irônico, o Santo caricaturado muitas de suas doutrinas.
1. Não há Deus Criador do Pleroma (II, 1-11)

Irineu coloca o primeiro artigo da "Regra da Verdade": há um só Deus e Pai Criador de todas as coisas, que contém tudo: o Pleroma (cf. II, 1:1-2) 15 . Não há separação radical entre Deus eo mundo, nem é esse Deus estranho, ou pertencem a outra Demiurgo. E você não pode dizer que nada existe fora de seu domínio, porque cairíamos no absurdo de uma série infinita de seres (cf. II, 1,3-4). Ou confessar a um Deus da fé cristã ou tropeçar na aberração de uma multiplicidade de deuses, cada um envolto em seu próprio domínio, que só iria limitar a um único Deus (cf. II, 1.5).
É um absurdo que os anjos ou o Demiurgo diversos seres foram fabricados fora do reino do Pai (cf. II, 2,1-2) e sem a sua vontade (cf. II, 2.3). Até Deus precisa deles como instrumentos, como a sua Palavra, através do qual fez todas as coisas (cf. II, 2:4-6). O único criador, então, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Este Irineu destruiu toda a base das doutrinas gnósticas. Mas, então, aguça ataque a alguns detalhes.
1.1. Existe o vazio ea escuridão fora do Pleroma Valentiniano que ensina (cf. II, 3,1-2 e 4.1): um vácuo fora do Pleroma explicá-la, e por definição não seria a plenitude. Mesmo a diferença seria maior e maior do que o Pleroma, e incluem até mesmo Deus. Segundo as Escrituras, todas as coisas foram feitas pela sabedoria de Deus segundo a Sua vontade, então é uma blasfêmia afirmar ser o produto da ignorância e do desperdício. O vácuo alegado, ou existe pela vontade do Pai, como o Aeons (nesse caso, não seria vazia), ou de forma independente do Pai, e então Deus seria outro.
1.2. O mundo não nasceu da ignorância e resíduos . Isso, ou que o Pai é negligenciada e ter escapado seres (cf. II, 4.2), ou que sua luz não enche tudo (porque o mundo teria nascido na escuridão eo vazio: cf. II, 4.3), mas se a sua luz não é onipotente, então ele mesmo vive em trevas. É absurdo dizer que o mundo nasceu como resultado da paixão de Mãe Achamot, para o qual ele foi jogado para fora do Pleroma, e depois ensinam que Cristo foi para livrar o mundo da ignorância (cf. II, 5,1-2) . E se o assunto tinha sido criado dificuldades que contra a vontade do Pai (que não pode ser ignorância), não seria livre, mas escravo da necessidade (cf. II, 5,3-4). Hereges a hipótese de que os anjos ou os criadores estão o Demiurgo ignorante. Santo Irineu refutada pela Escritura, mesmo os seres humanos que não vê Deus, ele é conhecido por suas obras. Como eles podem ignorar, mesmo em suas obras, aqueles que, por hipótese, ter criado os homens? (Cf. II, 6,1-3).
Nem é possível que a ignorância, porque eles dizem que o Demiurgo (ou anjos) criaram coisas do submundo como as imagens das realidades do Pleroma, como é possível se você ignorá-los? Eles ensinam que o Salvador fez tudo por Achamot para honrar o Pleroma: como você honra e bastante ofensivo, fazendo "suas imagens como" essas coisas materiais confessou hereges corromper o resultado do desperdício e da ignorância, e para a destruição? (Cf. II, 7.1). Eles citam o Salvador através do Achamot Demiurgo como uma imagem feita de seu Filho (cf. I, 5.1): em caso afirmativo, como poderia ser o Salvador doer de tão errado, que construiu uma imagem como sendo tão imperfeita ignorante? (Cf. II, 7.2). Além disso, as coisas no mundo serem em número infinito, diferentes e até opostos, teria que ser em número infinito (mas Eons hereges apenas falar cerca de 30!) E frente a frente as realidades do Pleroma cujas imagens representam (cf. II, 7,3-5). Por exemplo, um mundo de trevas e escuridão seria a imagem de uma imagem luminosa, e condenado a destruição seres por natureza, do incorruptível (cf. II, 7,6-7).
1.3. A crença universal em um Deus Criador é a conclusão de que Irineu chega. De fato, a Escritura é testemunho unânime dos patriarcas, profetas, Cristo e os Apóstolos. Portanto, se candidatar por um padre diferente desconhecidos do Criador, nada mais é uma fantasia inventada por blasfêmia Simon Magus. Mas como hereges enganar os cristãos querem arrastar suas seitas, manipular parábolas (leia trechos) da escritura para forçá-los para testar suas teorias (cf. II, 9,1-2).
2. A doutrina absurda do Pleroma (II, 12-14)

Depois de mostrar o absurdo da tese básica comum e os hereges, Irineu assistir outras pessoas de suas doutrinas.
2.1. A estrutura prevista para o Pleroma é constituído por 30 Aeons (os anos trinta ), de acordo com Valentiniano. Nós testamos a contradição entre trinta para o Pai de todos (não emitidos), juntamente com outros (cast). Em seguida, o Pleroma, se alguma coisa, que Deus Aeons 29 (cf. II, 12.1). Em seguida, tentar o absurdo de "personificar" para que Aeons são separados, mas o assunto é recursos ou atividades, por exemplo, pensar como distinta do Pai pensa. Ao comparar sexo masculino com feminino Aeons, você verá que estas funções são apenas alguns segundos ou partes da antiga, de modo que Eons teve que cortar pela metade: por exemplo, não faz sentido separar a Sabedoria de Will em seguida, unir em casamento. Eons adicionado como não são contraditórias dentro do Pleroma, que são mutuamente exclusivas, como a Palavra (Word, por exemplo) e Silêncio (cf. II, 12,2-6).
Se você ler atentamente a exposição de Valentiniano não era realmente perceber que há trinta aeons, como eles adicionaram mais quatro: Limite, o Cristo, o Espírito Santo eo Salvador, o que seria 34 (cf. II, 12, 7-8).
Além da contradição entre os números dizem eles, é também sobre sua teoria das emissões . Eles dizem que a Mente foi emitida pelo pensamento: Como é possível, se o pensamento é mais um produto da mente, que vem de qualquer atividade dentro do homem (cuja imagem tem fantasiado sobre a estrutura do Pleroma)? Nem pensei que poderia ser emitido pela primordial, porque eles concebem com sua própria personalidade, mas ao contrário, é sempre uma função do sujeito que ocorre em seu interior (cf. II, 13,1-2).
O problema de Valentiniano, diz Santo Ireneu, é que a constituição absolutista de seres humanos, para criar uma semelhança Pleroma por: Pleroma, em seguida, toda a função e como não há uma imagem do homem. Mas esta composta de corpo e alma, é composto, múltiplos e mutáveis. Como você pode fantasiar sobre um mundo que cada uma de suas peças é simples imagem de Deus, infinito e imutável? Mas se você insistir que a primitiva emitidos a partir de um pensamento como sendo diferentes umas das outras, então Deus só pode postular um corpo composto como o homem. E se eles dizem que todos os Aeons estão dentro do primitivo, como é possível que, em suas hipóteses, coexistindo na sabedoria e ignorância? (Cf. II, 13,3-7).
Por sua parte, Basilides coloca a fonte de toda a realidade em que o casamento da Palavra ea Vida . Acima de tudo, o Word (Palavra) de Deus não está separado dela, que é absolutamente simples. Eles, no entanto, as linhas separadas da palavra humana que o homem fora de questões boca. Então, como poderia a Palavra de Deus (e Deus) para participar na vida o casamento? Como fingir que a vida é apenas o sexto de Aeons emitida se o próprio Pai (o primeiro dos Aeons dizem) já está vivendo e, portanto, da vida? É por isso que a Escritura fala da vida como algo além de Deus, mas afirma que Deus é a Vida (n. 13,8-9). Igualmente absurdo é sua teoria sobre a origem do homem e da Igreja: como eles podem vir do casamento entre dois elementos que não têm personalidade fora do Pai, como são a Palavra e Vida? (Cf. II, 13.10).
2.2. Valentiniano idéias são de origem pagã , diz Irineu, e citando textos de prova dos autores gregos. Principalmente cita o trabalho de Aves do dramaturgo Aristófanes, que viu o nascimento dos deuses da noite e do silêncio, os pais do Caos, Eros e Light. Por sua vez, Deus traz o ser humano. O bispo de Lyon não pode deixar de comparar essas fantasias em quadrinhos com a emissão de Aeons Valentiniano. Da mesma forma nomeação seguiu as teorias de Thales, Homer, Anaximandro, Anaxágoras, Demócrito, Epicuro, Empédocles, Platão, Hesíodo, Aristóteles e os pitagóricos, e os faz ver como o Valentinians ter escolhido cada um dos elementos que, a partir de Simão o Mago, eles construíram a origem hipotética das realidades mais altas de sua Pleroma (cf. II, 14,1-7).
Finalmente, observe como não menos extravagante hipótese de, após a origem dessas realidades superiores do Ogdoad primária, emissão de segunda ordem outros que formam a Década e the Dozen: Este é um dogmatizante simples declaração sem um traço de evidência . Além disso, esta teoria admitir o absurdo de paixões ocultas e cai sobre o último dos Aeons, que nasceu do mundo. E pior que isso, para salvar teriam sido emitidas (baseado em algo que eles vêem como produto residual!) O Salvador como o fruto perfeito de todos os Aeons (cf. II, 14,8-9).
3. A estrutura falsa do Pleroma (II, 15-24)

3.1. Absurdo da estrutura . Irineu mostra o capricho de ensinar uma Pleroma de Aeons 30 divididos em oito, dez e doze. É ilógico, por exemplo, são 30 por dia do mês, pois alguns meses têm dias a mais do que outros, e porque o Pleroma (na verdade mais elevada) não foi estruturado em termos de meses (realidade terrena), desde então a terra seria tudo, eo Pleroma apenas a imagem dele (cf. II, 15,1-2). Mas também, se o Pai tinha modelado o Pleroma como uma imagem do mundo, eu diria que esta é antes que, pelo menos na natureza. A fé da Igreja ensina que o único Deus e Pai fez todas as coisas, tendo o padrão de sua própria mente, caso contrário ele iria seguir, necessariamente, a inadequação de uma série infinita de modelos (cf. II, 15,3-16 4).
3.2. Absurdo de emissões mais baixas . Irineu mostra que pode haver quatro tipos de evolução: a) Como um ser humano a partir de outro (neste caso, duas coisas diferentes), b) vem como um ramo da árvore (agora encontrada para estar desenvolvendo uma de suas partes ) d) como uma luz de outro (mas depois são realmente a mesma luz), c) como um raio de sol, sendo na verdade uma projeção dela. Em qualquer caso, é tolice dizer que as pessoas vêm a "queda e ignorância" de um Aeon do Pleroma. Esta seria uma deficiência no Pleroma em si, que, portanto, não seria uma Pleroma divina (cf. II, 17).
3.3. Absurdo da queda e da paixão da Sabedoria . Sabedoria é risível para chamar um aeon caído em ignorância e da paixão, como é contraditório que eles (sendo tendências que a realidade apenas em um assunto, sem substância em si), nascido substâncias dos seres terrestres. Também é absurdo pensar em paixões negativas em um Aeon do Pleroma (o que, presumivelmente, todos os pneumáticos), como é que, como um ser simples, ser considerada Mãe de seres materiais decorrentes (cf. II, 18) .
3.4. Absurdo da "semente" (sperma) , que surgiu a partir de um ser espiritual, e mais, sem que ele percebesse, e formado o Demiurgo , inconscientemente , todos fora do Pleroma (um mundo tão vasto, ) complexa e ordenada. Além disso, de acordo com suas teorias, os gnósticos seriam seres pneumáticos, embora nascido neste mundo (feito pelo Demiurgo na imagem do Pleroma), e saberia o Pleroma que ignora seu próprio criador. Também é uma contradição que uma "semente espiritual" (o pneumático Pleroma) caiu o mundo material e aperfeiçoar psíquica (cf. II, 19,1-7).
Assim, Irineu conclui, toda a construção dos hereges é lama, mas é pintado para parecer ouro. Apenas arranhar a superfície um pouco para descobrir a fragilidade da sua consistência (cf. II, 19,8-9).
3.5. Absurdo da teoria de letras e números . Gnósticos buscam encontrar nas letras das palavras da Bíblia, bem como o número significativo deles (como em grego números são dadas por cartas), testando as suas teorias. Por exemplo, o fato de que Judas traiu Cristo, o apóstolo chamado em 12 º lugar, "provar" a queda da Sabedoria, the Dozen Aeon passado. Irineu refuta porque, segundo sua própria teoria, ela é o Aeon 12 do Pleroma, mas o dia 30. Nem o sofrimento desta Sabedoria por ter sido expulso do Pleroma é sobre a paixão de Cristo como o desfigurantes, ou sua maneira ou por seus fins. Além disso, se você diz que Cristo escolheu 12 apóstolos para revelar a sua "Dozen", o que ele escolheu para revelar seu "Decade" e seu "Odgóada"? E onde se encaixa o seu Dozen o apóstolo Paulo? (Cf. II, 20-22). Eles argumentam ainda que Cristo sofreu a paixão no 12 º mês, para mostrar a paixão do Aeon 12 (Sabedoria). Mas onde eles ficam que Cristo sofreu no 12 º mês? Ele morreu na Páscoa, que foi para os judeus do primeiro mês, e seu ministério durou pelo menos três anos (cf. II, 22). Assim também é sua exegese de hemorragia lunático, que sofreu a doença por 12 anos e depois foi curado, como a revelação do Dozen (cf. II, 23).
3.6. Absurdo de uma tal teoria de Marcos . Isto traz o significado das letras dos nomes bíblicos para o valor numérico que representa, por exemplo, a figura do nome do Soter ( Salvador ), ou Iesous . É arbitrária, porque assim é o valor dado pela representação de letras gregas. O alfabeto grego é inteiramente convencional, e, sendo temporária e relativamente recente, não pode representar o Pleroma realidades eternas. Acrescentar que para a incontáveis ​​nomes e passagens da Bíblia, Mark leva você gosta de quem concorda e ignora a maioria. Tantos nomes e números que aparecem nela, de fato, o capricho, você pode escolher uma e descartar outros para "provar" qualquer teoria que vem à mente (cf. II, 23-24).
4. Gnosis verdadeiro e falso (II, 25-28)

4.1. A doutrina da verdade é baseado em ordem e como o único Deus e Criador quis imprimir no mundo, desde o início da criação até o fim de sua história. Irineu usa aqui a sua famosa comparação da melodia da harpa, os sons são diferentes, mas eles construíram uma melodia única, pois é um desígnio divino e muitos outros. O homem é muito jovem para entender todos os planos ea vida íntima do Criador, por que aceitar humildemente a palavra deste, se e na medida em que ele quer revelá-lo (cf. II, 25).
4.2. O orgulho da gnosis . Irineu começa lembrando que o amor é mais valioso do que o orgulho do ignorante, o sábio. Eles, pois o Senhor disse: "Buscai e achareis" (Mateus 7.7), afirmam ter a capacidade de saber a verdade de Deus, o Senhor quis revelar (cf. II, 26). É verdade que há uma busca legítima de verdade, quando está aberto a aceitar com facilidade, e dentro dos limites do humano, a Palavra de Deus é revelada. Mas isso pressupõe que, não abuse do parábolas das Escrituras, para, manipulando, testando nossos preconceitos, que neste caso se tornam contraditórias. Além disso, uma atitude saudável para o conhecimento é aprender que há muitas verdades que vão além da nossa capacidade e temos que reservar um Deus que irá revelar que ele vê o ajuste, de acordo com a Economia. O problema dos hereges é que afirmam ter o domínio da ciência, de modo a elevar-se ao posto de Deus (cf. II, 27-28).
5. Doutrinas aberrantes (II, 29-35)

5.1. Valentiniano escatologia . Os gnósticos acreditam que já salvou por natureza , para escapar do corpo e da alma após a morte, de ser amado pneumáticos. Tão à vontade para a moralidade neste mundo. Mas onde é que é preciso? O ser humano é composto apenas de corpo e alma (o espírito não é um elemento natural do que a alma eo Espírito que dá o homem perfeito é o Espírito Santo), o que é então que eles salvos? Também é razoável para mostrar que, em primeiro lugar, pela natureza das almas psíquicas permanecem na região entre o Demiurgo e as outras devem praticar a fé e da justiça (Christian) para ser salvo. E erros que o futuro do corpo (e, portanto, hylic homens) está queimando toda a terra: que aqueles que vivem a fé ea justiça prática não é o ser humano completo do corpo, ou seja, e alma? Por que, então afirmar que somente a alma pode viver na região média? (Cf. II, 29).
5.2. A natureza do Demiurgo . Disso, é ilusório dizer que ele é um só psíquica (isto é, não mais do que uma alma), sem saber do Pleroma, e ainda ensinam que é o Criador. Porque um ser conhecido por suas obras. E o Criador seres não apenas material e almas, mas também os seres espirituais, como evidenciado pela doutrina de São Paulo. O mundo também é imensa e mantém perfeita ordem, como pode o trabalho de um Criador ignorantes? Assim, Irineu conclui, o Criador é o único Deus verdadeiro e Pai (cf. II, 30).
5.3. Refutação de menos sectária . Em seguida, o bispo de Lyon aponta as contradições e peculiaridades dos vários chefes de seitas secundário. Acima de tudo, dão conta de que todos eles afirmam ser superior aos outros, adicionando este ou aquele elemento lunático para sua própria doutrina, para atrair convertidos para seus grupos, mas no fundo todos nós dependemos Simon Magus e Carpocrates. Basta, portanto, refutá-los, então o resto cai (cf. II, 31,1).
5.4. Vazio de magia . O bispo de Lyon começaram a advertir que todo o uso de artes mágicas para enganar os incautos. Nessas ações são ou não vislumbres de obras divinas, como é habilidades aprendidas. Nunca tentei ter feito a ressurreição dos mortos, curando um aleijado, e assim por diante. O chamado milagre estão preparados para enganar (cf. II, 31,1-2).
5.5. Seu orgulho os leva a acreditar acima de toda lei moral, porque é pneumático, e esta atitude carrega sobre as práticas vergonhosas de imoralidade, especialmente em matéria de sexo. Abuso de falsa a sua influência para dominar as mulheres pobres inocentes e tirar sua honra e seu dinheiro. Em sua arrogância, mesmo se sentir superior a Jesus, tanto na doutrina e nas suas obras. Por outro lado, nunca tentei um milagre, como aqueles feitos pelo Senhor, ou a sua conduta é nem remotamente comparável (cf. II, 32,1-5).
5.6. Transmigração das almas . Se tivessem vivido uma vida anterior, deve necessariamente manter a sua memória: de outra forma, como podem saber que já existia? Esquecimento tão completa em primeiro lugar não for possível, e em segundo lugar indica que nenhum argumento para provar a doutrina ilusória. Eles falam, seguindo Platão, a "taça do esquecimento", que teve antes de se tornar encarnado. E como você dizer que você não se lembra? Além disso, todo o ser humano, alma e corpo, é responsável por suas obras justo e injusto, e ensinou através das Escrituras, especialmente o Senhor no Evangelho (cf. II, 33,1-34,1).
5.7. A alma não é mortal . Outros dizem que se a alma começou a existir, deve ter um termo como tudo não é eterno. Irineu aceitar o argumento poderia valer uma ordem natural. Mas se Deus é o Criador de almas, então eles (como todos os outros seres criados) vivem tanto quanto o Criador quer manter o seu dom. Assim também a fé depende de que Ele tem revelado como Sua vontade, que nós conhecemos este destino. Ele ensinou seu plano de salvação do ser humano (alma e corpo) para sempre (cf. II, 34,2-4).
5.8. Pluralidade dos céus e dos deuses . Irineu conclui demonstrando a inconsistência destas duas teorias. Acima de tudo lembre-se (desde que ele foi testado em II, 16,2-4) como arbitrário é o número de céus proclama que Basilides, e derivados de outros. E na pluralidade de deuses que alguns hereges ensinar, com base nos nomes diversos os usos da Bíblia, torna-os perceber que há nomes de deuses diferentes, mas devido a expressões diferentes raças e culturas Escrituras Hebraicas inclui, mas se relacionam com o único Deus em quem acreditava (cf. II, 35,2-3).
Então, conclui Santo Irineu, um é o Deus e Pai, que criou todas as coisas e todas as reivindicações. O mesmo é que, de acordo com a Economia, tem historicamente queria salvar o homem, sempre trabalhando por meio de seu Filho e seu Espírito. Esta é a doutrina do Antigo e Novo Testamentos, que destrói todas as heresias (cf. II, 35,4).
IV. MARCOS DA TEOLOGIA Irineu

Este trabalho é a síntese abrangente primeira teológica dos primeiros séculos da Igreja.
1. As fontes da fé

1.1. Escritura . Irineu exige a fidelidade à toda a Escritura como fonte principal de fé. 16 Aqui estão alguns princípios básicos de hermenêutica:
1, a Escritura pode ser explicado pela própria Escritura , e não por idéias estranhas a ele. É necessário comparar as passagens diferentes para, iluminando o outro, todo mundo pode comprar o seu significado natural no contexto (cf. II, 10.1, 27.1, III, 12,9).
2 º A atitude com que a abordagem fiel à Escritura . Contra os gnósticos, que afirmam saber toda a verdade, Irineu reconheceu que muitos aspectos que são para nós muito alto e misterioso, de modo que devemos deixar muito espaço de ciência de Deus insondável, o conhecido apenas totalmente, e ele como discípulos, nós ouvir e aprender apenas uma parte (cf. II, 28,3), se acolher a sua palavra com espírito humilde e reverente.
3 º A unidade perfeita de toda a Escritura . Revela o mesmo Deus e só, o Criador e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o autor é o mesmo: o Pai, que nos falou pela sua Palavra e seu Espírito. Esta regra contraria os gnósticos Irineu, que geralmente dividir os dois Testamentos, o Velho e, muitas vezes atribuída ao Demiurgo, o Senhor da feira Hebreus. O autor da Nova seria o bom Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. II, 28,1-9).
4 º significado cristológico de ambos os Testamentos , a exemplo do Antigo e do Novo profecia 17 . O Velho é direcionado para preparar a vinda do Filho na carne (cf. IV, 34,1).
Apocalipse 5 º clara . As questões de preocupação nenhuma dúvida sobre isso: o Senhor revelou claramente para que todos possam vê-los. Em questões de menor peso, devem ser interpretados como ter entendido mais antigas igrejas, fundadas pelos Apóstolos, uma vez que deixou sua fé e doutrina (cf. III, 4.1).
6 º Toda a Escritura é inspirada . Irineu costumam dizer repetindo uma fórmula que resume todos os escritores sagrados, como eles disseram "os profetas, o Senhor e os Apóstolos" (I, 6.6, 8.1, II, 2,6, 35,4; V, D, D 48). Em "os profetas" Irineu geralmente inclui todo o Velho Testamento em "Apóstolos", o Novo. Significa que, através deles, Deus falou não apenas os homens do passado, mas para todos os seres humanos.
7 O autor das Escrituras é Deus que falou através de sua Palavra e inspirou os escritores sagrados pelo Espírito (cf. IV, 5,1-5, 11,4, 32,1-2, V , 22,1). Na verdade Irineu trocados atribuição da obra a qualquer "pessoas". Às vezes, o Filho (ou Word), que fala para os autores sagrados, outros o Espírito.
1.2. Tradição . Escritura vem da tradição da Igreja, e por sua vez dá origem: ela surge da pregação apostólica e ela leva sua vida, por sua vez, transmiti-lo. Portanto, os dois são inseparáveis. Quando a Escritura é despojado de tradição, é distorcida, e, mantendo exatamente, o poder de dizer o que o Senhor não queria: a gestão desta maneira a Palavra de Deus, a palavra torna-se os homens.
Os gnósticos, eliminando muitos elementos da Escritura que não estejam em conformidade com as suas doutrinas, argumentou um segredo tradição, mistério, reservado para os iniciados da gnose. Mas todo mundo conseguiu o conteúdo à vontade, como convinha a seus postulados. Irineu também vai para a Tradição, mas por um lado, nunca separada da Escritura, e, segundo, defende-lo como aberto a todas as pessoas e causou os próprios Apóstolos. Secreto ou confidencial nunca inicia. Esta tradição permanece intacto em toda a Igreja, que prega sempre fiel a si mesma. Os sinais de legitimidade são:
1 Os Apóstolos confiou as igrejas fundadas por 18 , e guardá-lo desde o início, por isso deve ser chamado a conhecer a doutrina original do Mestre (cf. I, 10,2; II, 9,1; 30,9; III, Pr, 3.1, 4.1, 5.1, IV 26,5). O Senhor enviou o Espírito Santo aos Apóstolos, que estava na Igreja, como um guia para a compreensão da verdade. Nenhum indivíduo tem o direito de garantir a assistência do Espírito para ensinar a doutrina de que para você: isso traria a verdade divina para os seus próprios sonhos e interesses.
2 ° Todas as igrejas manter a mesma fé, nas várias regiões da terra, mesmo que não ligados uns aos outros (cf. I, 10,2; III, 5,1; V, 20,1). Portanto, ele conclui, em muitas regiões que a Escritura não pode ser integrado (a dificuldade, no momento, recebendo manuscritos), Tradição mantém uma educação completa (cf. III, 1,1; IV 1-2). Assim, Irineu conclui que, embora por hipótese não tenha sido fornecida por escrito pela doutrina, ou perdidos livros do Novo Testamento, a Tradição Apostólica seria garantido pela regra de fé que a Igreja mantém desde os Apóstolos.
2. A Regra de Fé 19

Regra da fé da Igreja é fundada sobre "a pregação da verdade" (D 98). Irineu, como muitos dos Padres, dá grande importância à confissão batismal da fé: para ele são cristãos, de modo que não podemos orar, mas como acreditamos, e não podemos acreditar como nós fomos batizados. 20 Cremos em Deus Pai mas também na do Filho e do Espírito Santo, porque o Pai eo batizado mediar aqueles em que a existência humana dá um sinal para transformá-la em história da salvação desde a criação até a parusia.
Esta regra não é pregada pelos gnósticos sectária, e, portanto, negar a sua salvação, mas que "a Igreja em todo o mundo expandiu-se para as fronteiras da terra recebida dos Apóstolos" 21 , apenas um permanece fiel Palavra revelada . 22 Irineu acredita que "manter intacta a regra de fé" (D 3) é uma condição necessária para a integração no plano salvífico de Deus.
3. O único Deus é trino

Dado o contexto anti-gnóstico, uma das linhas doutrinárias em que incorpora a ação do Espírito é a unidade de Deus manifesta na obra salvífica: há um Criador (diminuída, subordinado ou escapou do domínio do Deus inefável) e outro Redentor do o Deus desconhecido e incompreensível, a quem Jesus ensinou como seu Pai. Nem é um Pai de Cristo liberta-nos de um outro deus menor que nos aprisionou no campo, é o mesmo que o nosso Criador e Pai da Palavra se manifesta como o Filho encarnado. Sinal desta unidade é o que Deus fez toda a sua obra, pelo mesmo Espírito pelo qual foram inicialmente criados no Antigo Testamento proclama a salvação a ser realizada pela encarnação de seu Filho, e realizadas em cada uma de filiação nos que nos faz chamá-lo de "Abba" no Espírito. 23
Uma imagem de Santo Irineu caro para ilustrar a Trindade 24 é a unção: "Pois em nome de Cristo é suposto ungido, que foi ungido, e unção com a qual ele foi ungido. O ungido Pai, o Filho foi ungido, o Espírito Santo é a unção "(III, 18,3 cf. III, 6.1, 9.3, 12.7).
Outro de seus favoritos é o quadro desenhado a partir das Escrituras "mãos de Deus" (Jó 10.8, Salmo 8.7, 119, 73; Wed 3.1) que utilizaram um veículo para expressar sua doutrina. Uma das primeira analogia do mundo físico que serviu para ilustrar a Trindade, não só na obra da criação, mas também na execução de toda a economia. Por quantas vezes você usá-lo, vemos o carinho especial que ele deu Irineu (cf. IV, D 4, 20,1; V, 1.3, 5.1, 6.1, 28, 4; D 11 ).
Esta analogia serve a muitos propósitos. Primeiro, para mostrar a unidade de Deus é o próprio Pai que age através de suas mãos . Uma imagem ao mesmo tempo, contra os gnósticos separados desde a criação até o Deus desconhecido, e isso torna íntima e especialmente humanos, para apontar (com Sal 8.7, 119,73), que é o mesmo Pai de Jesus Cristo, e não outra, que tem de trabalhar. Sentindo-se vencer nesta expressão, do amor divino, e confiar parte humana e do abandono que a imagem sugere, ele e seus planos.
Mas, enquanto Irineu justamente deverão ler os textos da Escritura que atribuem as obras da criação e da redenção, tanto o Filho eo Espírito Santo, e em ambos os casos, seja por menção direta desses nomes, seja através de qualificações equivalentes, como a Palavra e Sabedoria. Estas passagens da Bíblia dão origem a expor a fé na Trindade: Deus Pai-se como fonte e origem de tudo, agindo através de suas mãos, sendo o seu Filho e do Espírito Santo, a Sua Palavra e Sua Sabedoria ( cf. IV, 7.4, 20,1-4). Mãos da figura, ainda que imperfeito, por um lado mostra a unidade completa (cada uma das mãos não é mais um outro ser que o trabalho) e, segundo a distinção do Pai que lhes dizem respeito e do Filho e do Espírito juntos como uma mão é como o outro, e ainda diversos. De fato, as mãos compartilhar o mesmo poder e executar as mesmas ações daquele a quem eles pertencem, mas cada um com seu próprio caráter. Graças a eles o homem poderia ser criado à imagem e semelhança de Deus.
A pluralidade de "pessoas" 25 ea unidade de ação, são de alguma forma insinuada desde a criação, quando o pai decide fazer seu plano de criação em vista da salvação: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" ( Gen 1,26). Esta exegese do texto bíblico é comum em Irineu (cf. IV, D 4, 20,1; V, 1.3, 15.4). No texto que acabamos de citar o Pai convida "as duas mãos" que é "o Filho eo Espírito", ou "a sua Palavra ea sua Sabedoria" para fazer a criação, cada um com aquilo que é bom: " o Pai como a fonte, o Filho como um modelo-exemplo, o Espírito como um selo. " 26
As mãos que Adam forma em casa todos os dias para continuar formando seres humanos. E, continuando a criação, através da história está fazendo o mesmo trabalho original em cada um de nós. Porque se inicialmente por suas mãos deu a Adão a imagem, uma vez que perdeu pelo pecado, será pelas mãos mesmo que restaurar no homem a imagem perdida, através da acção do Filho é a imagem de Deus e do Espírito, que é a sua sabedoria. A razão é que "a mão de Deus em Adão tinha se acostumado a ordem, manter e apoiar o seu filho, e colocá-lo e alterá-lo para onde eles queriam." 27
No entanto, Santo Ireneu não se limita à criação de ver a obra do Deus uno e trino, mas que ilustra a realização de Economia 28 , fazendo notar o papel que cada uma das "pessoas" desempenha em nossa salvação. Por exemplo, atribui a revelação da Palavra de Deus à sua Palavra e seu Espírito (cf. II, 28.2, IV 20,6). O Espírito Santo desceu sobre Jesus no batismo "para se acostumar a viver com ele na humanidade para descansar em homens e habitam na criatura de Deus trabalhando neles a vontade do Pai e da renovação do velho ao homem novo em Cristo "(III, 17.1). E repetir uma e outra vez de várias maneiras e em diferentes contextos, que o Espírito Santo leva-nos ao Filho, e este é nosso caminho para o Pai (cf. IV, 20,5).
Claro, a partir da fórmula baptismal, Irineu sugere fé no Pai, Filho e Espírito Santo, como a regra de fé da (cf. I, 10.1, 22.1, Christian IV, 6.7, 9.9, 33,15; V, 20,1; D 3, 6-7, 100). Mas é impossível em uma breve introdução para explorar a riqueza enorme de trinitária este trabalho, podemos concluir com uma passagem que pode sintetizar o pensamento do bispo de Lyon: "Então, em qualquer e cada um é o Pai, a Palavra, e um um o Espírito, ea salvação é um por todos aqueles que acreditam nele "(IV, 6.7).
4. O Pai é o Criador e somente Deus

Como aprendeu o Novo Testamento, Irineu usa o nome de Deus, sem qualquer especificação, para designar o Pai (cf. I, 10,1; III, 6, 4-5; 25,7). Os gnósticos se separaram, o Pai de todo o contato com o mundo é completamente desconhecida (o Abismo), origem chamado de unigênito do Aeon, mas não o Word ou o resto dos Aeons, é distinto do Criador (Demiurgo). Em contraste 29 , Santo Ireneu apresenta um número de áreas para as quais acreditamos que somente Deus é o Pai:
4.1. Isto é o que a Escritura ensina . Este é um, porque tanto o Antigo eo Novo Testamentos são a Palavra do próprio Deus, o Pai de Jesus Cristo. A identidade do Filho e de sua obra salvífica como um projeto de seu Pai, é o que garante, em plena divulgação, a unidade divina. O mesmo que os profetas do Filho de um Pai, o mesmo que o encarnado se a recapitular todos os seres humanos se tinha retirado o plano divino, morreu, ressuscitou para nós e senta à direita seu pai. O Evangelho de João, em comparação com os Sinópticos, o livro de Atos e nas Epístolas de Paulo eo Novo Testamento como um todo (cf. III, 11,1-9, 12,1 a 15, 12,14; 13.1, 15.1, 16,2-18,7), ensinam que há apenas um e anunciou o Filho que se encarnou, mas isso é o mesmo que o Filho do Pai Salvador, e conduzido economia.
Jesus revelou a um Pai, o Criador do universo em si. Se, como os gnósticos, disse, foi outro Pai, Jesus teria enganado (cf. V, 1:1-2). As tentações no deserto atacando o próprio ser de Deus como o Filho do Pai: "Se és o Filho de Deus ..." Ao resistir, e as respostas que o Senhor mostra o Pai deu a Lei no Antigo Testamento, derrotando o diabo Nas palavras da Lei (cf. V, 22,1-2). Ele orou ao Pai que reconheceu apenas como Deus. O escriba jovem que perguntou a Jesus para o primeiro mandamento da Lei de Deus, que pregava como seu pai, respondeu com o que li na antiga lei, para mostrar que o único Deus é seu Pai (cf. IV, 12,9). Jesus ensinou esta identidade também, nas suas parábolas e milagres (cf. IV, 36,1-8, V, 17,2).
4.2. Filho único do Pai . Esta fé é, primeiro, o Filho unigênito não é diferente, a Palavra e de Cristo (o Filho que se fez carne). Os gnósticos blasfemar por se atrever a contar uma "geração misterioso" do seu Filho, que a Escritura não conhece (cf. IV, D 3). Certamente, esta geração é um mistério inefável, mas sabemos que em parte e imagem, como Deus quis revelar sua Palavra (cf. II, 28,6.8-9). É semelhante à criação: o fato de que sabemos a partir das Escrituras, mas não temos escondido a maneira que Deus fez. O conhecimento modesto (a "verdadeira gnose") que temos, é que nós começamos como um dom imerecido, a partir do próprio Filho, através de quem o Pai quis se manifestar (cf. IV, 6.4, V, 1, 1). Sabemos que Deus é Pai, acima de tudo, e tão essencial, porque a Escritura ensina que sempre deu à luz seu filho, mas a forma como essa geração tem reservado o segredo de sua vida interior e só ele sabe (II , 28,6; D 70).
Mas o Filho, como Verbo (ou seja, como Palavra do Pai), como indicado no Antigo Testamento, desde a criação (cf. IV, 6.6). Esta revelação levou à encarnação do Verbo em si, para continuar mostrando Deus em carne e chamou seu pai. Claro que os gnósticos não pode admitir o último, porque pregam que a carne é radicalmente corrupto, mas é uma opção para eles, não a palavra de Deus.
5. O Filho é o Verbo eterno feito mesmo

5.1. A geração dupla de Cristo : as Escrituras chamam de Deus, Senhor, Rei eterno, Filho único e Verbo feito carne , "por causa da geração de ilustres que foi-se de seu Pai Altíssimo, ao contrário de todos os homens ( ), ea geração igualmente ilustre recebeu da Virgem, como evidenciado por ambas as divinas Escrituras "(III, 19,2). Entre as gerações Irineu diz que a ponte que une em relação à paternidade de Deus sobre a base da salvação: "Quem é Filho de Deus tornou-se o filho do homem que, misturado com a Palavra de Deus, a adoção homem recebendo em seguida, o filho de Deus. Bem, nós não poderiam receber o imperecível, se não estivéssemos unidos a incorruptibilidade ea imortalidade "(III, 19,1). Embora Irineu sempre falar sobre a encarnação como a vontade do Pai, nunca afirma que o Pai havia gerado o Filho eternamente para a nossa salvação , que é o objetivo da segunda geração, nasceu da Virgem.
5.2. O Filho de Deus é Deus, igual com o Pai . Irineu mostra três maneiras diferentes: 1 ª Com algumas declarações diretas, como que é certa: "O Pai, então, é o Senhor eo Filho é Senhor, é Deus Pai e do Filho, aquele que é nascido Deus é Deus "(D 47, cf. III, 15,3). E ali mesmo diz que "enquanto a administração da economia da nossa redenção, Deus aparece como Pai e Filho". "É Deus e julgar" (III, 12,9 cf. 19.2). 2 º Nos títulos e personagens que "os profetas e os" apóstolos atribuída a ele: "Nem Deus nem o Espírito Santo (os profetas), ou os Apóstolos nunca teria chamado de Deus absoluta e definitiva que não fosse verdade , nem teria chamado Senhor para ninguém, mas o governante Deus Pai de todas as coisas, e seu filho recebeu de seu pai senhorio sobre toda a criação ... Em ambos o Santo designado pelo nome de Deus , tanto o Filho que é ungido como o Pai que unge "(III, 6.1, 6.2, 8.3). Ele também é creditado como o eterno Pai (cf. III, 18,1). E passagens frequentes se aplicam a Cristo as afirmações das Escrituras (especialmente o Antigo Testamento) só fala de Deus (cf. III, 9,2-3, 10.3, 19.2). 3 º lugar para as obras, que são iguais ao Pai, como ele disse aos fariseus no Evangelho (Jo 5,19; 10,25.30). Por exemplo, Santo Irineu atribui a inspiração dos profetas (cf. IV, 20,9; V, 15,4), para perdoar pecados (cf. V, 17,1.3) e ressuscitou dentre os mortos (cf. V , 2.3).
5.3. Sua encarnação . Mas, sem dúvida, o mais freqüentemente disse que está em estreita relação com ter que se fez carne para nos salvar: esta é a afirmação central da fé cristã, que vem da pregação apostólica como a tradição preservou a igreja, cujos elementos são essenciais:
5.3.1. Condição para ascensão na carne , que se concentra Irineu, como é o motivo soteriológica, todos refletindo sobre Cristo ea salvação do homem em Cristo (cf. V, 14,2), de acordo com a Economia do Pai, o fim do trabalho iniciado desde a criação atinge o seu clímax na encarnação e mistério pascal envolvidos em nossa carne. "Eu acredito na ressurreição da carne", seria a meta de todas as confissões de fé, porque é o mistério de Cristo. Mas a nossa ressurreição só é possível porque Cristo, que realmente tomou a nossa carne, levantada pela primeira vez (cf. V, 7.1, 13.4; D 41). Assim, para Irineu, a doutrina gnóstica que diz que carne contaminada e não salvo criado por Deus ", é a maior de todas as blasfêmias" (V, 6.2).
Verdade que a nossa salvação não foi necessário pagar um preço tão alto como a morte do Filho na carne, mas este é um final de amor, era apropriado que iria salvar o Filho, porque fomos criados à imagem do princípio Deus, é isso. Mas a Escritura não diz que havia criado a alma do homem, como essa imagem, mas o próprio homem, que é a alma eo corpo. Segue-se a semelhança do homem todo, e não a alma, que Cristo salva reconstruir (cf. V, 6.1 V, 12,3).
5.3.2. O sentido salvífico da Encarnação . O Filho de Deus se fez carne, para que participásemos sua incorruptibilidade. Para explicar como isso acontece, vá para três princípios soteriológico desde que ele fez clássicos: uma troca , o que poderia ser resumida: "Por causa de seu imenso amor (Ef 3.19) se tornou o que somos, a fim de elevar o que ele é "(V, D), que é então especificado em vários aspectos, tais como:" O Filho de Deus se fez homem para que nós, homens, fazer-nos filhos de Deus ", etc. 2 º A repescagem : assim como Adão é a cabeça da humanidade pecadora, Cristo tornou-se o chefe da humanidade redimida (cf. III, 18,7). 3 º e isso é feito através do processo de circulação , ou seja, desfazer o trabalho mal feito pelo primeiro homem (cf. III, 18,6-7, V, 21,1-2). Este é o caminho que Cristo levou a fazer isso: se o homem pecou pela desobediência ao Pai e, assim, foi condenado à morte, Cristo aceitou a morte, em obediência ao Pai para nos dar vida, e assim por diante. Estes princípios são baseados na doutrina dos "dois Adams", a primeira cabeça da humanidade pecadora, o segundo da humanidade redimida que nos mostra o caminho que viajou com ele para ser salvo (cf. III, 11,8 , 21,10; V, 12,4).
5.4. A carne real de Cristo tomada de mulheres, de acordo com o plano de Deus, nascido de uma virgem como um índice da intervenção salvífica de Deus que não é obra humana. Esta é a condição indispensável da nossa salvação, na Economia do Pai. Apenas com carne de verdade é possível, a morte real ea ressurreição de Cristo, sem o qual nós não estamos salvos ou ressuscitado (cf. D 38-39).
5.5. A carne de Cristo é a nossa redenção : "Sua vida para nossa e sua carne para a nossa carne" (V, 1.1). Assim, a cruz é feito em troca completa: através da sua morte a morte injustamente sofrido nos liberta do nosso apenas por causa do pecado, de acordo com o plano do Pai (cf. V, 14,2). Assim, a identidade de carne criado pelo Pai, no início, e assumida e redimida pelo Filho revela a perfeita unidade entre o Criador e Redentor, como confessamos no artigo fundamental do credo (cf. V , 16,1). Assim, se a carne de Cristo não é real (como afirmado por Docetistas) é a salvação falsa. O fato de levar a carne de Maria como a mãe, garante que Jesus pertence totalmente a nossa raça humana e que tem assumido uma virgem é um sinal de que todo esse trabalho de salvação pelo Espírito (cf. III , 18.7, 22.2, V, 1,2-3, 14,3).
5.6. A carne de Cristo, a revelação de Deus . Desde o início o Pai revelou "que quiser, quando quiser e como eles querem", através de seu Filho, que é sua Palavra (cf. IV, 6.3), que é incorporada na criação, especialmente o homem. Portanto, todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus no Antigo Testamento, acreditava em Cristo e através da fé Nele são salvos, mas também aqueles que foram salvos pela Lei, que foi dada pela Palavra, como pedagogia Nova Lei (cf. III, 16,6; IV, 2.4, 6, 7, 12, 4). E assim, porque só no Filho que temos acesso ao Pai desde o princípio, também é apenas a salvação para todos os que crêem nele (cf. III, 4.2, IV, 2.6). Há, portanto, outro caminho para o Pai, que a carne de Jesus nascido de Maria, para o Pai, movido pela misericórdia ao homem carnal, deu a carne em que nos encontramos (cf. V, Pr). Além disso, não só têm acesso ao Pai senão através da carne de Jesus, mas nem sequer têm acesso direto ao Filho como a Palavra do Pai. Sabemos que o Filho é o Pai, pela obediência filial de Jesus, que nos redime através do processo de recapitulação que falamos. Mesmo a morte de Cristo na cruz não é em si reveladora, mas como eles são manifestações de obediência do Filho ao Pai (cf. III, 18,6-7, V, 16,3). Assim, somente através do processo histórico da economia pode vir a reconhecer a unidade perfeita de Deus.
6. O Espírito Santo

O terceiro artigo da nossa fé confessa a realidade do Espírito Santo (cf. I, 10,1; D 3, 6). Mas quem é ele? Irineu, muito perto da Escritura, e não nos contar sobre seu trabalho, e que vem de sua missão não fala em termos dogmáticos, mas de salvação. Apenas uma vez estava prestes a confessar a sua divindade "(Isaías) colocado na ordem de Deus, o Espírito que recentemente derramado sobre a humanidade" (V, 12,2), e que mesmas qualidades divina atribuída como ser eterno. Nesta ordem da eternidade, também afirmou na demonstração de que o Pai gerou o Filho para sempre "pelo Espírito" (D 40). Muitas vezes também creditado (como o Pai) ser incorruptível (cf. V, 12,2.4).
Os gnósticos negavam a unidade do Pai e do Filho, Santo Irineu afirma o fim da economia: o próprio Pai é a Palavra manifestado na carne Filho fez. Assinar esta unidade é que ela tem feito toda a sua obra, pelo mesmo Espírito que nos criou, inicialmente, disse que a salvação deve ser concluída até a encarnação de Seu Filho, e cada um de nós por todos os membros que chama-se "Abba!" no Espírito (cf. II, 30,9; IV, 9.2, 20.1). Portanto, na teologia de Santo Irineu, só podemos estudar a vida do Espírito Santo na Trindade, de acordo com sua situação na Economia:
6.1. Seu relacionamento com o Pai . O Espírito Santo tem sua origem a partir do Pai, do Filho, a quem o Pai se comunicou, e do Senhor, por sua vez, levou para a Igreja (cf. III, 17.2), o Espírito procede do Pai , que detém o Filho, e ele entrega-lo para as criaturas em uma proporção diferente: cerca de criar, outras em regeneração, para ele transformar filhos adotivos (cf. V, 18,2), o Pai é desde que o autor da profecia, que prepara a vinda do Filho, mas o profeta comunica a inspiração do Espírito (cf. IV, 36,5). Por que estão unidos na hierarquia de origem também na revelação, o Espírito Santo revela o Filho eo Filho revela o Pai. Este processo corresponde à ordem da salvação da nossa aproximação a Deus pelo Espírito chegamos ao Filho, e isso leva ao Pai (cf. D 7).
Irineu usa muitas figuras para explicar que em tudo que faz o Espírito Santo é o Pai que trabalham para ele, por exemplo, quando você chama de "água da chuva" que vem do Pai e do Filho traz para baixo (cf. III, 17.2), "orvalho" que Gideão umedecido pele, e que o Pai derramou sobre Cristo e nós (cf. III, 17,3), ou ali mesmo, "Bom Samaritano" que o Pai tinha confiado o homem caído, ou "Paráclito a", "o Don" (cf. III, 6.4, 11.8, 24.1), a "água viva" (cf. V, 18,2), e um texto chama-lhe "o dedo de Deus" (III, 24,1), e prefere a imagem de "duas mãos de Deus" para significar o Filho eo Espírito.
Mas entre todas as denominações do Espírito, Irineu parece preferir (para a freqüência usada) de "Sabedoria de Deus" para nós: "Este Deus é glorificado por sua Palavra, que é seu filho para sempre, eo Espírito Santo, que é a Sabedoria do Pai de todas as coisas "(D 10). A razão pela qual esta imagem atributos, tais como o título, é que o Espírito dá forma, harmonia, desenvolvimento, à semelhança de Deus para toda a ordem criada (cf. II, 30,9; IV, 7.4; 20,1-4, D 5.).
6.2. Sua relação com o Filho . Isso não depender do Espírito em sua vida, mas o Pai. E, no entanto, é "o Filho de Deus no Espírito", expressão St. Ireneu usado para indicar a sua "pré-existência com o Pai, gerado antes da construção do mundo" (D 30), precedendo qualquer plano de salvação. Com esse discurso distingue a geração eterna do Verbo, que ele recebeu na carne, na plenitude do tempo, da Economia, pelo Espírito. Irineu é interpreta 49,5-6 na qual o Pai fala do Filho como um sinal de pré-existência do mesmo, e como uma promessa de que viria a se tornar um homem entre os homens, encarnado no seio do Pai através da unção do Espírito Santo e nascido de esta ação para salvar aqueles que crêem nele (D 43).
A fim de Economia também atua permanentemente ligado ao Filho, para inspirar as Escrituras, e que "foram ditadas pela Palavra de Deus e do seu Espírito" (II, 28,2 cf. IV, 20,5). No entanto, Irineu prefere atribuir a inspiração profética do Espírito, que visa revelar o Filho: "O Espírito mostra o Word, e, portanto, os profetas anunciaram o Filho de Deus" (D 5). Então, para mostrar como a terceira pessoa envolvida em nossa redenção, use uma imagem querida: o Espírito é o óleo com que o Pai ungiu o Filho para ser, como um descendente de David, a obra salvadora que havia prometido (cf. . III, 18,3 cf. III, 6.1, 9.3, D 47). Assim, o Espírito intervém com a sua unção, mas o ator principal é o Pai que o enviou, especialmente em dois momentos-chave na existência encarnada do Filho:
6.2.1. Ungiu-o no Encarnação , desde o ventre de Maria. Irineu admite este trabalho em vários de seus escritos, com expressões que prenunciam as do Credo: "O Filho do Pai de todas as coisas ... gerado de Deus o Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, que é descendente de Davi e Abraão, Jesus é o ungido de Deus "(D 40, cf. 51). Neste caso, a intervenção de duas Espírito pontos de dados de grande interesse: primeiro, a sua igualdade com o Pai na divindade, identificados pelo trabalho total correspondente realizados tanto na carne do Filho, e segundo, o Pai é a fonte de toda a obra de salvação. Esta unção no tempo só serve para Economia para os seres humanos. Cristo foi ungido pelo Espírito (no conceito), para cumprir a missão messiânica, razão pela qual foi chamado Cristo , isto é, o Ungido ", porque o Pai para que ele ungiu e adornado de todas as coisas, e também motivo de sua vinda como homem, porque ele foi ungido pelo Espírito de Deus "(D 53). Mas esta unção não era para ele, não precisava, mas todos são direcionados para a unção dos cristãos em e por Cristo, para a alegria deles (D 57).
6.2.2. O ungido em seu batismo . Acima de tudo, Santo Irineu, o Batista, mostrou-o aos seus discípulos como aquele em que tinha caído do Espírito (cf. D 41). Este ungiu em vista de sua missão para os homens, e como um protótipo para todos os ungidos que acreditaram em seu nome. Poderíamos melhor dizer que o Pai ungido pelo Espírito de Jesus foi esta em Sua humanidade, os dons messiânicos que tinha para transmitir aos cristãos (cf. III, 9.3). Mas a unção de Jesus não era um alvo de apenas salvar os seres humanos, mas também o Espírito nele, e que o ungiu e permaneceu em Jesus "para se acostumar a viver com ele na raça humana e relaxar nos homens "(III, 9.3).
6.3. Sua obra salvífica . Um dos elementos básicos da briga com o Irineu gnósticos é a unidade entre os Testamentos, o que significa a continuidade da mesma economia do Pai. Neste campo, Irineu mostra o Espírito Santo na Roda, por ato permanente. Na verdade, a mesma economia corresponde um Deus no conceito hebraico é o Senhor que nos salva.
6.3.1. No Antigo Testamento . Excepcional três atividades do Espírito inspirou os profetas, deu graça para a feira e escreveu a Lei da Aliança.
Ele inspirou os profetas : Profecia é uma ação da Trindade: o Pai vem do Espírito Santo inspira os homens eleitos e fala para eles para se prepararem para a vinda do Filho na carne. O Espírito foi quem encontrou Deus e chamá-lo Senhor ensinou. Ele também revelou que Deus é Pai, Filho e que os seres humanos foram criados para se tornarem filhos de Deus um dia participar de a paternidade da criança. Então, ele especialmente a profecia de Salmos atribuídos a Davi em sua capacidade como profeta (cf. III, 6.1).
O papel da pessoa chamada para este ministério não termina por anunciar que está para vir, mas acima de tudo, preparar o caminho da salvação que o Pai decidiu por seu filho. Não só saber (como os gnósticos diria) e que a salvação não se limita à mente, ele também inclui santificar os homens, amar a Deus e dar glória (cf. IV, 20,8). O Espírito Santo escolhe e confia essa missão para os escolhidos, inspirou-o e enviou, assim como enviou aos Apóstolos no Novo Testamento, para pregar aos judeus e gentios (cf. I, 10,1; IV, Pr 3 ). Toda a atividade profética pretende anunciar a Encarnação eo cumprimento da Economia do Pai através da carne de seu Filho.
Dada a graça para aqueles que acreditavam em Deus. slides Esta graça por um caminho triplo: o Espírito que tem guiado apenas pelo caminho da fé e da justiça (cf. D 6, 56), que tem distribuídos para os pais antigos, uma herança, a Terra Prometida (cf. D 24) e, finalmente, Deus escreveu a lei de Moisés para estabelecer a aliança com seu povo, o dedo (era suposto ser o Filho), em Espírito Santo (cf. D 26).
6.3.2. No Novo Testamento, é onde a maioria revela claramente a atividade salvífica e abundância do Espírito:
Do Espírito na vida cristã . A unção do batismo está em continuidade com o batismo do Senhor (cf. III, 17:1-2). Por este sacramento, assimilar-nos ao Espírito, que, sendo imagem do Filho, nós também nos fez como a Palavra de Deus (cf. V, 6.1, 9.3). Para ungir os batizados, o Espírito permanece nele e transforma-o, assim, para a sua inspiração e guia o crente viver a vida cristã é "Vida no Espírito", para a ressurreição final, após o que assimilou Espírito da vida, desde que você mantenha-o até o fim da sua passagem por este mundo, quando ele se tornará imortal após o recebimento integral (cf. V, 8.1; D 42). Este é o homem perfeito, ou seja, o espiritual, porque a sua história vai sob o sinal do Espírito que leva em seu próprio espírito.
"Aqueles que temem a Deus e acreditam na vinda de Seu Filho, e manter a fé em seus corações o Espírito de Deus, justamente chamado homens puros e espirituais que vivem em Deus" (V, 9.2) para o Espírito Deus limpa a sua presença nos corações daqueles que vivem e se juntou a eles, eleva o nível da vida divina. O Espírito Santo está transformando o cristão a partir do interior, ele vive em novidade de vida em obediência a Deus (cf. V, 9,2-4). E só os puros de coração verão a Deus, então a vida do Espírito no homem é uma condição para que possuirão o Reino.
Do Espírito na vida da Igreja . O Espírito deu vida à Igreja em seu nascimento, e ele continua a viver, ele leva e encoraja, e sem ele ela não existe ou poderia executar qualquer missão. Se o Espírito ungiu Jesus no batismo para levar a cabo a sua missão messiânica, também ungiu a Igreja no Pentecostes para continuar o mesmo ao longo da história. Quando descer sobre os discípulos e enviou-os aos gentios para purificá-los de sua idolatria e iluminá-los com a luz da fé pelo batismo. Escolha os ministros e concede os dons necessários para o ministério. Define a Igreja universal, e os distribui entre os fiéis permanente todos os dons espirituais. O vidro sempre manteve como um jovem que tem o aroma fresco do mesmo Espírito, por isso chega perto de identificá-los: "Onde está a Igreja está o Espírito, e onde o Espírito de Deus aí está a Igreja e toda graça, e o Espírito é a verdade "(III, 24,1 cf. 11,8, 17,2-3). Portanto, aqueles que se desviam da Igreja para formar a sua conivência renunciar à verdade e salvação pelo Espírito de Cristo.
O Espírito inspirou os Evangelhos (cf. III, 11,8), porque, sendo que Jesus predito pelos profetas, agora anunciado pelos evangelistas, que desceu sobre os apóstolos e os enviou a todas as nações, disse-lhes seu poder para agir por meio dele, chamado os gentios à fé, ele mostrou-lhes o modo de vida para a existência em Cristo, e ainda purifica e eleva as criaturas pelo batismo. Continua chamando toda a vocação cristã de fé, para passar continuamente do campo árido dos gentios para o reino de Cristo, onde ele dá-lhes a beber do seu Espírito (cf. D 89).
7. Maria

Vocação de Maria encontra o seu lugar na economia da salvação. Em Irineu ocupa um lugar privilegiado ao ponto de ser o grande mariologista segundo século. Maria está ao serviço, a primeira encarnação real e verdadeira de seu Filho, então toda a sua obra de salvação da humanidade. Precisamente porque este já está implicada na imagem de Mary Parent como uma figura da Igreja (cf. III, 10.2).
7.1. Mary ao serviço da Encarnação. Mariológico Strictly nenhuma heresia, porque todo o mistério sobre o que é o serviço de seu Filho, há cristológica, que afetam rebote plano de Deus para sua mãe. Por exemplo descreve como Irineu Cerinthus citado como tendo dito que Jesus era um homem comum nascidos de José e Maria, mas no alto outros seres humanos pela sua justiça, poder e sabedoria (cf. I, 26.1). As seitas gnósticas vários, que não podia aceitar a verdadeira carne de Cristo, alegou que ele não tomou nenhuma carne ou sangue de Maria, mas "passou por isso como a água através de um tubo" (I, 7.2, cf. III 11.3, 16.1) deixando-a seca, e por essa razão ela é virgem. Assim, Irineu insiste o serviço de Maria, Virgem Mãe :
7.1.1. Mãe verdadeira , que, segundo Evangelhos, Jesus nasceu como um homem cheio de garantias contra os gnósticos a realidade da carne de Jesus, que é impossível sem a vida histórica de Cristo e sua morte real e ressurreição: "Eles erram que dizem ele não recebeu nada da Virgem ... Caso contrário, a descida teria sido inútil para ela: por que ela caiu, nada foi levá-la "(III, 22,1-2) Todos os sinais de que o Evangelho oferece-nos a verdadeira humanidade de Jesus? são prova de que "este é o Filho de Deus, nosso Senhor, Word existente do Pai e do Filho do Homem, porque é ( ex ) da Virgem Maria, que se originou dos homens desde que ela era um ser humano "(III, 19,3). Porque o Filho, para se tornar carne, deve-se recapitular que tinha caído (ou seja, a humanidade herdou Adão), realmente ter nascido de Maria é o penhor de que ele é um filho e uma descendente de Adão, cuja semente tinha tomar a fim de transformar o que ele é semelhante a Deus. Então carne é carne de Maria, filha de Adão (cf. III, 21,10, V, 1.2). Mas através dela Jesus está ligada à geração de Abraão e Davi, e só por essa razão, o Filho de Maria pode ser o cumprimento das promessas feitas aos Padres (cf. III, 16,2-3 , D 35-36, 40, 59).
7.1.2. Virgem Mãe . É um sinal de que o Pai escolheu para revelar a divindade de seu Filho e sua intervenção salvadora direta na história do homem (cf. III, 21,1.6). Na realidade, o verdadeiro sinal da nossa salvação não é ela, mas seu Filho: "O sinal da nossa saúde é o mesmo Senhor, Emmanuel nasceu da Virgem" (III, 20,3). Portanto, poderíamos dizer que a maternidade virginal de Maria é um sinal do sinal , ou seja, um serviço de sinal que nos salvou. Idéia, por outro lado, muito comum neste autor, como quando ele escreve: "Como vai escapar da morte que deu origem a, se não for regenerado pela fé em um Deus novo nascimento para fazer tão admirável e inesperada, que sinal para a nossa salvação que ele nos deu na concepção da Virgin? "(IV, 33,4).
Irineu torna este "nascimento da Virgem" (I, 10.1), entre as verdades fundamentais da Regra da fé, herdada da doutrina apostólica. O sinal da concepção virginal de Jesus (cf. III, 16.2, 19,1-2; 21,1.3-6, D 53) detém, de fato, um lugar privilegiado na reflexão do Pai. Por exemplo, comentando Jo 1,13, resultando em original, com todos os Padres dos primeiros três séculos: "Quem não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (cf. III, 16.2, 19.2, V, 1.3). Este é o sinal que indica a ausência de intervenção esperma masculino para a união sexual, a concepção da criança. Então, quem, como os ebionitas, afirmam que Jesus nasceu da união de José e Maria ", perseverante na escravidão antiga de morrer desobediência, não aderir à Palavra de Deus, o Pai, nem participar na liberdade do Filho" (III, 19.1, cf III, 21, 5,8-10;. D 36).
A virgindade é também a serviço da salvação do homem que sinal da recapitulação em Cristo como o primeiro Adão nasceu de "trabalho da terra e ainda virgem", e desobediência tornou-se chefe da humanidade destinada a morte, assim Da mesma forma, "a soma Adam em si mesmo, ela era a Palavra de apenas existir Maria, a Virgem foi ainda, a origem do que estava para recapitular em Adão" (III, 21,10, cf. D 32).
Finalmente, a serviço da ressurreição de seu Filho, e com ele, da nossa ressurreição. Porque nenhuma carne real (não a maternidade de Maria, em seguida reais), Jesus não teria em um corpo real que podia morrer e ressuscitar, sem Deus (cujo sinal é o nascimento virginal), você veria em Cristo (depois de nós) só carne morta que ela não precisa ressuscitar. E como eles podem crer na ressurreição que não acreditam no nascimento virginal? Não são ambos igualmente mistérios da fé depende da revelação do desígnio salvífico do Pai? (Cf. D 38).
7.2. Maria para o serviço da obra salvífica . Irineu Justin coletados a partir da figura de Eva-Maria, mas leva muito à frente em seu desenvolvimento teológico. Desde então, a utilização desta figura deve se concentrar no conceito de salvação do homem através da recapitulação de Cristo por: desobediência de Adão da primeira reparado pela obediência do segundo Adão ( recirculação Mary jogando ao lado de seu filho:. cf III 22.4). Para Irineu é claro que a primeira promessa de salvação (Gn 3.15), é a prole de mulheres, isto é Cristo, que esmaga a cabeça da serpente (cf. III, 23,7, 40,3 IV, V , 19.1, 21.1).
Em correspondência com essa teologia, apenas o Filho de Maria é o redentor da humanidade pela sua obediência ao Pai. Mas a desobediência de Eva ouviu a serpente fez pecado possível a obediência de Adão e Maria a palavra do mensageiro divino tornou possível a obediência do Filho feito homem para recebê-lo em seu coração e dar tudo o que humanamente . Além disso, Irineu explora total submissão de Maria para a missão que o Senhor confiou a Anunciação até o ponto que, assim como há uma "recirculação" de Cristo para Adão, assim Maria é Eva. Obediência de Maria é (por assim dizer) da condição humana para recapitular o seu Filho para a própria humanidade, uma vez que, pelo processo de recirculação, "seguindo o modo reverso da ligação, tem que desatar o nó primeiro , depois a segunda, que por sua vez desencadeou o primeiro "(III, 22,4). Ali este Padre da Igreja começa um caminho seguido por muitos outros: "O que a virgem Eva atou, com a sua descrença, Mary soltou por sua fé." Há muitos pais que falam sobre a peregrinação de fé de Maria. Além disso, o fato de que ela tivesse permanecido fiel a essa fé em todos os testes, até o máximo da cruz é um dos pontos fundamentais em que eles vêem como a Mãe do Filho primeira redimida, e a fé de Maria como o primeiro fruto da graça de Cristo.
É também sobre os primeiros sinais de uma teologia da associação de Maria com a obra redentora de seu Filho, mas um subordinado e como um serviço, de modo que, como ambos os sexos tinha trabalhado no início do pecado e da também foram próximos um do outro em sua reparação (cf. V, 19.1, 21.1, D 33).
7.3. Uma referência ao nascimento de uma virgem?
É um texto bem conhecido e também muito discutido entre os de Santo Irineu:
"Outros (Profetas) dizem: Ele é um homem, quem sabe? (Jer 17,9) ... Eles têm pregado em Emmanuel da Virgem para significar a união da Palavra de Deus com suas criaturas, porque a Palavra de Deus se torna carne, o Filho de Deus Filho do Homem. Desde que ele era puro, puro matriz puramente aberto que regenera os homens a Deus, que ele mesmo fez puro. " 30
Entre a multidão de opiniões, parece muito equilibrado J. Plagnieux quando escreve que "quero induzir qualquer opção em partu seria desvirtuar a questão. " 31 No momento em que Irineu escreveu, a questão da virgindade durante o parto seria uma questão prematura. É verdade que até então estavam começando a conhecer o Odes de Salomão e da primeira versão do Evangelho de Tiago , que descreve o nascimento milagroso de Jesus, sem uma parteira. Mas Santo Irineu (se conhecido) em qualquer lugar parece influenciado por obras apócrifas.
Em vez disso, a ênfase deve ser na "matriz pura" (sinal do primogênito do seu nascimento), para o qual estamos renascer em Deus, contra a doutrina gnóstica que a carne era corrupto e tão sujo quanto os processos de geração e nascimento. A ênfase da doutrina do Santo Irineu está na obediência de Maria, que aceitou com fé na concepção virginal de seu Filho, e torna-se assim para a raça humana a causa da salvação. Portanto P. Galtier destaque no texto em vez da expressão: "A Virgem, que nos regenera." 32 Essa expressão, que Irineu indica o fim da obra redentora, é consumida com a morte e ressurreição de Cristo (cf. III, 16, 9), mas já começou, mesmo para a prática, desde o momento em que o Filho assumiu a nossa carne do ventre da Virgem Maria. Isto é o que o Pai da Igreja ensina, dizendo: "Pela sua encarnação, o Senhor voltou a sua amizade" (V, 17,1), porque a partir daquele momento ele recapitulou em si mesmo tudo o que pouparia, o quanto nós perdido em Adão (cf. III, 18,1; III, 22,4; V, 1.3, 16.2); sinal de que é precisamente "o inesperado a partir desta concepção" (III, 21,6).
8. Eucaristia

Claramente as alusões contexto apologético à Eucaristia, contra os gnósticos. Se a criação não é obra de um único Deus e Pai de Jesus Cristo, mas o produto de um deus secundário, que teria feito o mundo material da paixão e da ignorância e fora dos resíduos, se, de fato, o corpo de Cristo é apenas aparente como podem ousar celebrar a Eucaristia? Argumenta contra eles:
Eles não podem acreditar que o Filho de Deus está presente no pão consagrado, porque este é um elemento material, resultado da criação, Deus fez através de Seu Filho. E como eles podem acreditar que o corpo eo sangue de Cristo que nos foi dado como alimento para o corpo e alma para a ressurreição final, se eles rejeitarem a ressurreição da carne, que consideram corrupto? (Cf. IV, 18,4-5). E, para a alma, por natureza, está corrompido, corpo corruptível é necessário para participar na ressurreição de Cristo. Hereges são incongruentes para celebrar a Eucaristia, porque não há correlação entre a fé nela e suas doutrinas. Desviar-se da salvação a desprezar os meios para alcançar o Senhor nos deu. Em vez disso, "estamos de acordo com o que acreditamos e da Eucaristia e, por sua vez, a Eucaristia dá força para o que acreditamos" (IV, 18,5).
Nem podem argumentar que na Eucaristia Cristo está presente um pneumático só porque o Senhor nos deu o seu corpo para desenvolver o corpo e sangue para alimentar a nossa. E, portanto, faz-nos membros de seu próprio corpo, que deverá subir com ele. Mas se a carne não é salvo, não "o Senhor nos redimiu com seu sangue, eo cálice da Eucaristia é a comunhão com o seu sangue, nem o pão que partimos é comunhão com o seu corpo. Para o sangue, mas não das veias, a carne e todo o resto da substância humana, que a Palavra de Deus tornou-se real para resgatar com seu sangue "(V, 2:2-3).
Também é muito clara alusão à Eucaristia como o último sacrifício de Cristo, que se reuniu no Antigo Testamento (cf. IV, 17,5).
Teologicamente, muitas conseqüências seguir. Se o pão eo vinho, pela Palavra de Deus, tornar-se o corpo eo sangue de salvar Jesus Cristo, então a Eucaristia é a soma de dois elementos: o material (pão e vinho da terra) e espiritual (o do céu). Mas se assim for, segue-se que uma criação da matéria é bom, porque eles oferecem ao Senhor os mesmos dons que ele fez por nós (cf. IV, 17,5), 2 ° é verdadeiramente a encarnação do Senhor , 3 ° tem salvação carne o Verbo de Deus tomou para si mesmo (cf. IV, 18,5), 4 º pão e vinho tornam-se realmente o corpo eo sangue, 5 º na nossa comunhão com o corpo eo sangue nós nos tornamos membros de Cristo, e como, tornando-nos um com ele, junto com o sempre ressuscitado (cf. IV 18,5).
Liturgicamente poucos dados transmitidos Irineu pão, oferecido e vinho com água ("copo de mistura": V, 2.3), a conversão do pão e do vinho é feito por "a Palavra de Deus" ( ibid. ), o mesmo Palavra que encarnou a criação material todo, incluindo o trigo e as vinhas cujos frutos oferta; a consagração de epiclese (ou invocação) sobre o pão eo vinho (cf. IV, 18,5), o rito conclui com a comunhão do corpo e sangue.
9. Antropologia

Irineu primeira sempre reconhecer o ser humano como criatura de Deus (cf. D 4, 8, 11, 13), o amado só por si: todos os outros foram feitos a seu serviço (cf. III, 5.3 , 24,2, 6,2 IV, V 29,1). Note-se, neste contexto, um detalhe importante quando o Pai se refere à criação do corpo humano prefere usar a palavra "plasma", para que o ser humano é um plásis de Deus 33 . Este verbo significa "modelo de mão". Reviva o texto de Gênesis 2:7: Deus tomou o pó da terra e "modelo" (éplasen) homem. Contra os gnósticos, Irineu prefere este termo para enfatizar que o ser humano somente se criado por Deus no vosso corpo.
Ele repetidamente ensina que o homem é um composto natural da alma e do corpo (cf. II, 13.3, 29.3, IV D 4, 13,2 V, 3.2, 7.1 a 2) . Embora reiterando o seu pensamento está claro, no entanto, há um texto anti-gnóstico em que, por exclusão, a doutrina é clara. Hereges, para discutir a salvação da humanidade, afirmando que só o espírito (a semente divina) retorna ao Pleroma. O corpo ea alma se perde, no máximo, os valores para a morada do Demiurgo. Irineu respondeu-lhes: "Se decai o seu corpo e da alma permanece na região intermediária, nada resta do ser humano a entrar no Pleroma" (II, 29,3).
"Deus fez o homem livre", mas isso não significa falta de regra: "Os seres humanos e os anjos deram o poder de escolher, de modo que aqueles que lhe obedecem sempre manter esse bom como um dom de Deus guardá-los "(IV, 37,1). Este dom é no plano divino, uma ordem muito alta, sem ser livre, o homem não podia amar, ou merece, ou a felicidade eterna: seria um autômato. Mas a liberdade tem seus riscos.
Pai fez esta criatura com suas mãos (cf. V, 1.3, 5.1, 16.1), esta é a Sua Palavra e Espírito, "à sua imagem e semelhança" 34 . Às vezes, Irineu especificado: fez a imagem de Cristo (D 22), que por sua vez, é a imagem do Pai, e destinado a se tornar sua semelhança com o trabalho do Espírito (cf. V, 8,2-3 , 9,1-3, 10,1-3). Por isso, foi dirigido desde o início até o imperecível (cf. III, 20,2, D 18), que em si é um atributo divino. Portanto, se o homem pode viver para sempre, não por causa de sua natureza, mas um dom do Pai pelo Seu Espírito.
Mas os humanos perderam essa orientação ao seu destino, por causa do pecado, da culpa de Adão, pelo qual a morte entrou no mundo (cf. III, 18,7, 23,6-7, IV, D 4, 22,1 V, 3.1, 21,1-2, D 31, 33). O pecado é um fato da estrutura natural do homem, mas procede de rejeição livre do plano de Deus. Todo pecado é, portanto, a desobediência culpado. O Pai que criou o homem para amar, não deixaria a sua obra nas mãos do demônio tentador que tinha seduzido e escravidão no paraíso (cf. IV, D 4). Então, ele descarregou sua maldição sobre a serpente (cf. IV, 41,3), isto é, o demônio da inveja e malícia foi tentado para os seres humanos, mas teve pena dele, porque ele pecou, ​​fraqueza e falsidade (cf. III, 23,5). Trabalho feito para reparar a imagem de seu Filho, o Pai o enviou carne humana, assumindo que tudo é nosso, a sua obediência em nós a imagem primeira restauração.
Se então o ser humano pela graça recebida do Espírito de Deus e, portanto, torna-se um homem espiritual, então é um homem perfeito (cf. V, 6.1, 8.2, 13.3). Em vez disso homens carnais são aqueles que vivem de acordo com o hábito dos animais, rejeitando a orientação do Espírito de modo a seguir os seus apetites carnais para satisfazer (cf. V, 8.2). Certamente, como São Paulo reconhece que o "homem perfeito" é composto de corpo, alma e espírito (1 Tessalonicenses 5.23), mas este não é um componente natural da substância humana, mas o dom gratuito de Deus para eleva e aperfeiçoa. Assim, a ordem subjacente trabalhos antropológicos é que o homem, a princípio, material tenha sido criado, recebeu a alma para viver como um ser humano, e só depois o dom do Espírito para tornar-se semelhante a Deus (cf. V, 9 , 1, 12.2). São os hereges gnósticos que, rejeição e do desprezo do corpo da alma, que o homem inventou é, naturalmente, composto de corpo, alma e espírito, e só retorna ao Pleroma.
O Espírito Santo, uma vez que fundou a Igreja, continua a inspirar os fiéis e até o Pai, para torná-los filhos adotivos de Deus Filho, que são similares na presença do Espírito que habita em nós e nos faz seu templo (1 Cor 3,16). A alusão a São Paulo Santo Irineu dá a oportunidade de refutar os gnósticos novamente. Alegaram que a alma é salva somente na região intermediária, enquanto o corpo, como criado por um deus de ordem inferior, é destinado a ser corrompido. Esta doutrina contradiz o ensinamento do Apóstolo, como o templo do Espírito não chama a alma, mas o corpo do homem, como Cristo, dizendo: "Destruí este templo" (Jo 2,19.21), que se refere ao seu corpo; e porque estamos em nossa carne templos do Espírito, nós também somos membros do Corpo de Cristo (cf. V, 6.2). Este mesmo Espírito nos profetas do Antigo Testamento aconselhados a partir de dentro de si para predizer Cristo, os santos e justificado, até agora, no momento da Igreja, continua em parte, pela divulgação e anunciar a verdade sobre Cristo a partir da inspiração interior dos crentes, mas também trazê-los para a filiação do Pai, desde a sua criação, em Sua sabedoria ordenado consigo todas as coisas, e continuando a economia mesmo por nós (cf. D 5 42).
10. Escatologia

Do Espírito na vida escatológica . Se o Espírito que habita em nós é a vida eo doador da vida, então não desaparecem com a morte. O Espírito de Deus, de fato, permanece porque é incorruptível e eterna, mas também prometem infinitas passado e economia salvífica do Pai. Viveremos para sempre, porque fomos feitos templo e homens espirituais. Se a carne vai participar na eternidade de Deus, deve ser de ter sido, como a carne de Jesus ressuscitado, totalmente detida pelo Espírito (cf. V, 7.2, 13.4).
Esta esperança tem suporte na antropologia de Irineu. Descreve o trabalho da ressurreição final como uma segunda criação, em paralelo com o primeiro: nesse Deus criou o corpo da terra, infundida a alma que é o fôlego da vida, e então deu-lhe o dom do Espírito como requintado. Porque, assim como a primeira vida natural é aperfeiçoada pela graça do Espírito, assim também "a ressurreição dos fiéis é a obra do Espírito: o corpo recebe de volta a alma, e com ele o poder do Espírito, (o fiéis) são ressuscitados, e são trazidos para o reino de Deus "(D 42). Após a morte muda o estado da existência humana, mas não o trabalho do Espírito de Deus ou do divino e sua promessa de salvação, que teve lugar nesta terra, precisamente em vista da ressurreição final com Cristo. O mesmo acontece com o Espírito, mas continuam na carne, mas de maneiras diferentes, o mesmo trabalho que ele fez durante a nossa vida neste mundo, apenas levado para a sua plena maturidade (cf. V, 12,2.4).
Este adulto serão exibidos, em muitos aspectos uma continuação do caminho agora viaja sob sua orientação. A ressurreição significa para cada um dos fiéis a participar na plenitude da filiação divina, que fomos criados desde o início para ser imagens do Filho. E como um filho se parece com seu pai, e então seremos semelhantes a Deus, porque o Espírito se transformou de terra para habitar em nós como em seu templo. Irineu encoraja esperança: se, quando agora temos o Espírito como penhor, um direito que chorar "," Abba, Pai ", o que a graça total do Espírito que Deus dá aos homens" (V, 8.1)?
Outra forma de trazer para o trabalho o cumprimento nos dará a visão do Pai. O Espírito sempre continua a sua missão neste mundo era mostrar o Pai e Seu Filho Jesus Cristo. Se o Antigo Testamento revelou o Pai e decidiu o caminho para a vinda do Filho através da inspiração da profecia, "o homem se preparando para o Filho de Deus" (IV, 20,5), se o New disse o Filho de carne e sua ação na Igreja, "que o homem era educado e meditar como disponíveis para a glória seria revelada para aqueles que amam a Deus" (IV, 20,8), então ele que também serão consolidados para "origem a glória ea glória contempla seu Senhor" (IV, 38,3).
Certamente haverá um castigo para os rebeldes contra Deus, que desobedecem as leis e rejeitar sua economia. Já está lá desde o início, quando "os sofrimentos impostos sobre o homem, trabalhar a terra, comer o pão com o suor do seu rosto, e voltar para a terra que havia sido tomada (Gn 3,17-19 ). Também a mulher foi punido com o sofrimento, trabalho, lágrimas e dor no parto e sujeição como deve estar sob o seu marido (Gn 3:16). " Mas "Deus não queria que por um lado, continuam mergulhados na morte e, por outro, se eles não foram punidos, podem desprezam a Deus" (III, 23,3). Também haverá condenação definitiva para aqueles que rejeitam tão teimoso plano do Pai. Mas não é Deus que condena o ser humano, que criou por amor e destinado à vida, mas que "é auto-condenados (Tito 3.11), porque resiste (2 Tim 2,25) para a salvação "(III, 1.2, cf IV, 39,4;. V, 27,2).
Finalmente completa o seu trabalho em uma profissão de esperança: "Em tudo isto, e por todos, revelou que Deus o Pai, o Criador do homem que prometeu a herança da terra para os pais, o que dará justa na ressurreição, quando as promessas cumpridas no Reino de seu Filho, como o Pai nos dará tudo o que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem (1 Cor 2,9). Porque há um só Filho, que cumpriu a vontade do Pai, e uma raça humana, em que a conformidade com os mistérios de Deus que os anjos desejam atentar (1 Pedro 1,12) ... Porque tinha em sua mente que seu Filho primogênito, o Word, vá até a sua criatura, ou o trabalho que foi modelado, a esta casa ele e por sua vez, ser abraçado por ele, e sobe para o Word, ultrapassando os anjos a ser feito à imagem e semelhança de Deus "(V, 36,3).
V. NOSSA EDIÇÃO

Oferecemos aos estudantes de teologia, uma edição escolar dos cinco livros de Irineu Contra as Heresias . 35 Não coloque ao nível das edições acadêmicas, para o nosso propósito é colocar o texto dos mais antigos cristãos mãos síntese teológica daqueles que, por ignorância das línguas clássicas, já não têm acesso aos originais. O bispo de Lyon, também oferece a descrição mais completa das doutrinas gnósticas, que, de tempos em tempos, em diferentes momentos, re-emergir em grupos ou correntes que são revestidos com um manto de ciência e inovação, quando na verdade são apenas regravações de antigos erros. O Pai ilustres da Igreja estabeleceu a meta de oferecer os cristãos os meios para defender a sua fé em tais teorias.
Ele sobreviveu ao original grego, mesmo em cópia completa. Heresiologistas dos primeiros séculos há muito citado neste trabalho, e, portanto, se recuperou 74% do Livro I, que descreve os ensinamentos heréticos. Em vez do Livro II (contraprova), encontrou apenas 3%. Quanto à parte doutrinária, foram recuperados (de antologias, correntes e citações de outros pais) 11% do Livro III, 7% da IV e 17% de V 36 . O livro permanece, no entanto, em tradução latina, feita durante a segunda metade do IV. Desta existem muitas cópias, o que tem, basicamente, reconstruiu o texto crítico de Fontes Chrétiennes 37 . Os manuscritos principais Latina estão divididos em duas famílias: CV e AQS mais edição do Erasmus. Datas aproximadas dos códices: C (Claromontanus) s. IX V (Vossianus) 1494; A 1166 (Arundelianus); Q (Vaticanus) 1429; S (Salmanticensis) antes de 1457. Erasmus no século XVI foi um problema (), tomada a partir de manuscritos faltando agora, que é frequentemente utilizado como um substituto para eles.
Eu tomei com base na edição crítica de SC, como segue: quando há o texto original grego, traduzido a partir dele, e se assim for eu comparei passo a passo com a tradução latina para corroborar a justeza da nossa versão (embora muitas vezes o latino não é satisfatória). Para verificar, fui constantemente para o "notas de apoio" nas introduções a cada livro. Onde não é preservado o texto grego, fez a tradução latina. Quanto aos livros IV e V, embora a maioria das descargas na América permanentemente comparou o resultado com a conversão para o grego, que fez a tradução armênia 38 . Esta comparação contínua de cada parte serviu para assegurar a tradução mais exata que estava em minhas mãos. Uma vez que este, eu chequei com a edição completa de Migne (PG 7). Muitas vezes, para aprofundar, se não o texto literal, em seguida, no pensamento de Irineu para traduzir tão fielmente quanto eu tinha diante de seus olhos o outro livro do mesmo, a demonstração da Fé Apostólica 39 , que trata similar. Eu usei muito essa última preparação para a introdução e as referências adicionadas no índice.
A divisão interna dos livros, bem como títulos e legendas que a cabeça, não são originais. Eu estava inspirado, em parte, na edição de SC, mas com alguma liberdade para reorganizar a questão da forma mais lógica do que tem sido possível. Sua finalidade é apenas para lidar com as questões, com a ajuda de um índice convencional e prático. Os números entre parênteses indicam as colunas na edição de Migne, um assistente para localizar e citar os textos.
Agradecemos aos seguintes contribuições generosas: revisão, P. O Sr. Alberto Mazarro, SJ, P. Dr. Gustavo Leonardo, OFM, Dr. Gustavo Sanchez, Mr. Paul Calderon Vega Gandulias e Llamas Jaime, revisão, P. Sr. Armando Nieto Velez, SJ, layout, Olga Cuello. E a contribuição econômica para a edição mexicana de nome da menina pintada Ines Mariscal.
1
Cf. CI GONZALEZ, "heresia cristológica na comunidade do Novo Testamento," Medellín 14 (1988) 386-427.
2
G. FILORAMO, "Gnosis", em AA. VV., patrísticos e Dicionário de antiguidade cristã t. 2, A. di Berardino (ed.), Salamanca, 1991 Follow Me, I, p. 952.
3
Menandro, Saturnino e Basilides (cf. I, 23,5-24,3). Em Cerdon (cf. I, 27.1). Mais remotas, de Valentiniano (cf. II, Pr 1), por Menandro (cf. III, 4.3). "Pai de todas as heresias" (cf. III, D, ver II, 9.2, III, 12,12; IV, 33,3).
4
Isso é chamado de a "interpretação distorcida das parábolas" (cf. I, 3,6, 3,1 a 6, 7,4, 8,1 a 9,5, 18,1-20,3, 30,6 -7; II, 10,1-2, 19,9). Enquanto ainda não fixou o vocabulário bíblico, Irineu se refere parábola uma passagem da Escritura.
5
Entende-se, porque ambas as palavras: Pensamento ( Ennoia ) e Silence ( Sige ) são femininas em grego. É chamado Sige para também ser conhecida: antes ele só pode ficar em silêncio.
6
Em cada um dos casais do sexo masculino é o elemento primário (nos tempos antigos pensava-se que um novo ser vem inteiramente do esperma). A fêmea foi concebido mais como uma virtude inseparável dele, através do qual o macho raças outros seres, uma espécie de auto-fertilização espiritual.
7
ORB A., Estudos sobre a teologia cristã , Roma, PUG e Madrid, New Town 1994, p. 20.
8
Mãe concebeu as sementes para ver os anjos, assim são as suas semelhanças (cf. I, 4-6).
9
Purificação que só vem com a experiência e conhecimento ( gnose ), já que para eles a lei moral é inoperante. De lá, siga duas correntes opostas de sectária: aqueles que desprezam corpo rígido e matéria, e envolvido em práticas ascéticas rígido, e aqueles que, ao contrário, dar livre curso às paixões da carne porque seria impossível de qualquer maneira.
10
De que, para ser separado deles, e ordenou o Demiurgo seres materiais fashioned.
11
Oikonomia é uma palavra na teologia cristã, o plano salvífico de Deus para o homem.
12
Em dokeo , aparecem, ou seja, a doutrina de que Cristo o Salvador, ou apenas Maria, tomando um corpo aparentemente sem levar nada com ele, de fato: assim, "passados ​​por meio de Maria como a água através de um tubo" (I, 7.2, III, 22.3, 16.1), pois a carne é essencialmente mau e insuperáveis.
13
Daí o nome da seita dos Ophis , "serpente".
14
Uma mostra sua concepção virginal, a outra diz que ele nasceu de José e Maria, mas o seu batismo foi alta.
15
Assim, no segundo livro confirma a regra de fé da Igreja (cf. Introdução IV, 2), no livro I contraste com os ensinamentos heréticos (cf. I, e 22,1 10,1-3) .
16
Encontram-se no Antigo Testamento, em geral, a LXX, que é inspirado (cf. III, 21,2). O Espírito Santo, que preserva a integridade da doutrina (cf. III, 24,1). O ímpeto de alguns dos apóstolos para ficar por escrito e pregação atividade, seja de Cristo, ser da Igreja Apostólica. Assim nasceram os livros que a Igreja conserva com veneração especial. Entre eles estão "o Evangelho em suas formas quatro" (III, 9,1-11,9), os Atos dos Apóstolos (cf. III, 11,9-12,15) e as cartas de São Paulo, cuja autoridade está ligada à dos Apóstolos e, especialmente, o de Pedro (cf. 13,1-15,1).
17
"O velho eo novo que está fora do tesouro, você pode facilmente representar os dois Testamentos: o velho, a Lei antiga, a vida eo novo, com o Evangelho" (IV, 9, 1).
18
A autoridade da Igreja de Roma é incomparável, tendo sido fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo. Portanto, "é necessário cualguier igreja está em harmonia com ela, que é a garantia" (III, 3.2). Irineu relaciona os bispos sucessores de Pedro até sua época que ele conheceu durante a sua estadia em Roma (cf. III, 3.3).
19
Assim, a chama de demonstração da Fé Apostólica 3 (acima de D), em ed. E. Romero Pose (fontes patrísticas 2), Madrid, Nova Cidade 1992, p. 56, nota 1: "A regra de fé ( kanon tes pisteos ton cf D 6.), a regra da verdade (cf. I, 1,20, I, 9,4; I, 14,3; I , 22,1; III, 1,2-5, 4.1, IV, 35,2-4; V, 20,1) são os conteúdos fundamentais do cristianismo, a doutrina dos apóstolos transmitida pela Constituição da Igreja, garantido por sucessão apostólica e regulamentos para todas as igrejas. Regra da fé cristã recebida no batismo (cf. I, 9,4). "
20
D 7 Cf. Abordagem comum na Igreja, por exemplo. cf. S. Basil sobre o Espírito Santo Livro X, 24 e 26, XXVII, 67: PG 32, 112-113, 193.
21
I, 10.1. Desde a sua juventude, Irineu estava em contato com a Tradição Apostólica por Policarpo joánea ​​formado na escola. Confirmou esta abordagem com a sua viagem a Roma, onde se encontrou com os dados sobre a sucessão apostólica, o mesmo que se apropriou em III, 3,1-3. Constantemente procurado para saber mais sobre o legado doutrinário dos apóstolos (cf. II, 22,5, V, Pr).
22
Cf. V, 20,1. Esta fe viene de la Escritura, que Ireneo lee siempre de manera trinitaria, incluso interpretando así muchos de sus símbolos (cf. IV, 6,7; 9,2; 20,12; 33,7; V, 8,2).
23
Cf. IV, 9,2. Es constante su insistencia en que fue el mismo Dios Padre quien creó por su Hijo en el Espíritu (cf. II, 30,9; IV, 20,1). Comenta J. MAMBRINO, "Les deux mains de Dieu dans l'oeuvre de saint Irénée", Nouvelle Revue Théologique 79 (1957) p. 360: «El abismo infranqueable que los gnósticos habían colocado entre Dios y el mundo, quedaba así abolido, san Ireneo va a sacar todas las consecuencias desarrollando a través de su obra esta idea primera, por la aplicación que hace a la Trinidad».
24
Nos referimos al concepto de lo que, desde Tertuliano, comenzó a llamarse la Trinidad. San Ireneo aún no usa este vocablo.
25
Vocablo posterior a Ireneo para identificar los caracteres del Padre, del Hijo y del Espíritu.
26
J. MAMBRINO, Op. cit., p. 362.
27
V, 5,1; cf. 1,3. Comenta C. GRANADO, "Las manos de Dios. Lectura de textos patrísticos", Proyección 29 (1982), p. 90: «En Adán aprendieron las manos de Dios a trabajar al hombre. En efecto, después de crearlo lo trasladaron al Paraíso. Ello supuso un aprendizaje. El texto es matizado. Dice que las manos de Dios se habían habituado en Adán a adaptarse a asir, a llevar en brazos, a transportar y a colocar al hombre, obra suya, donde quisieran. Ya se ve la imagen. Al hijo pequeño se le trata de este modo y no opone resistencia. Lo que hicieron aquellas manos una vez en Adán, se repite luego a lo largo de la historia de la salvación».
28
Palabra muy común en San Ireneo y en los demás Padres de la Iglesia, que en general quiere decir el plan salvífico de Dios; pero en muchas ocasiones indica la encarnación que lleva a cabo ese proyecto.
29
«Su doctrina es delincuencial, en cuanto que fabrica muchos dioses, imagina diversos Padres, y en cambio disminuye al Hijo de Dios y lo divide en muchos» (III, 16,8).
30
IV, 33,11: «Quoniam Verbum caro erit, et Filius Dei Filius hominis, purus pure puram aperiens vulvam eam quae regenerat homines in Deum, quam ipse puram fecit»: ho katharòs katharôs tèn katharàn anoíxas métran tèn anagennôsan toùs anthrópous eis Theón, hèn autòs katharàn pepoíeke.
31
J. PLAGNIEUX, "La doctrine mariale de saint Irénée", Revue des Sciences Religieuses 44 (1970) 181-183.
32
Cf. P. GALTIER, "La Vierge que nous regénère (Adv. haer. III, 33,4.11)", Revue des Sciences Religieuses 5 (1914), pp. 138-141.
33
Una multitud de pasajes: cf. Indice analítico general.
34
Muchos textos. Cf. «Imagen» y «Semejanza» en índice analítico.
35
En dos ediciones: México, Conferencia del Episcopado Mexicano 1999; y Lima, Revista Teológica Limense 1/2-2000.
36
Nota de A. Rousseau en Intr. al libro I, SC 263/1, p. 61.
37
Libros: I, SC 263-264; II, SC 293-294; III, SC 210-211; IV, 100*-100**; V, SC 152-153, ed. crítica por A. Rousseau (et al.). Y en PG 7, ed. de R. Massuet.
38
En 1904 se descubrieron los textos armenios de los libros IV y V, y de la Demostración de la Predicación Apostólica, en manuscrito de 1270-1289. También se han hallado algunos fragmentos en autores de lengua siríaca. Con estas ayudas se ha tratado de reconvertir al griego estas partes, de manera que, aunque fuese en versión reconstruida, se pueda tener acceso a un texto lo más cercano al original que sea posible.
39
Ed. preparada por E. Romero Pose (Fuentes Patrísticas 2), Madrid, Ciudad Nueva 1992. Y en SC 62, ed. en francés por L. Froidevaux. En la introducción y en el índice la cito D.



http://www.multimedios.org/docs/d001092/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores