Anteriormente tínhamos iniciado a narração deste sonho de São João Bosco relativo ao papel da oração na nossa salvação eterna e especificamente através do rezo do Rosário. Na parte de hoje São João Bosco acrescenta o papel da confissão e comunhões freqüentes como meios poderosos para nos afastar do mal, mas retomemos o relato das Memórias Biográficas de São João Bosco.
Exposta a nossos leitores — continua Dom Lemoyne — nossas pobres idéias sobre o significado da casinha de Murialdo e da árvore vista por (São) João Dom Bosco no sonho, façamos uso da Crônica de Dom Provera, que oferece-nos outras diversas circunstâncias do sonho, citando algumas palavras de (São) João Dom Bosco.
Diz assim: "Em 21 de agosto de noite estávamos todos impacientes por ouvir a segunda parte do sonho que (São) João Dom Bosco tinha anunciado proclamando de grande interesse e proveito para todos, mas nossos desejos não ficaram satisfeitos. (São) João Dom Bosco subiu, como de costume, a sua tribuna e disse:
—Ontem noite anunciei-lhes que hoje ia contar-lhes a segunda parte do sonho, mas muito a meu pesar acredito que não devo manter minha palavra.
Seguidamente, de todas partes se elevou um murmurinho que indicava a contrariedade e o desgosto geral. O (Santo), depois de deixar que se serenassem os ânimos, prosseguiu:
— O que querem? Pensei-o ontem de noite, pensei-o hoje e convenci-me que não é conveniente contar a segunda parte de sonho, pois contém coisas que não quereria se soubessem fora de casa. Contentem-se, pois, tirando algum proveito do que lhes disse ao narrar-lhes a primeira parte.
Ao dia seguinte, que era 22 de agosto, rogamos-lhe insistentemente que se não queria fazê-lo em público, ao menos nos contasse em privado a segunda Parte do sonho. Resistia a condescender com nossos desejos, mas depois de reiteradas súplicas acedeu e assegurou-nos que de noite continuaria o relato. Assim o fez. Rezadas as orações, continuou:
"Dadas suas contínuas petições, contarei a segunda parte do sonho. Se não tudo, ao menos dir-lhes-ei aquilo que posso referir-lhes. Mas antes é necessário que assinale uma condição, ou seja, que ninguém escriba nem diga fora de casa o que vou contar. Comentem entre vocês, tomem a risada se quiserem, façam o que lhes agrade, mas só entre Vós".
Enquanto falávamos aquele personagem e eu sobre o significado da corda e da serpente, voltei-me para trás e vi alguns jovens que agarrando os pedaços da carne da serpente, os comiam. Então gritei-lhes imediatamente:
— Mas o que é o que fazem? Estão loucos? Não sabem que essa carne é venenosa e que far-lhes-á muito dano?
Não, não — me respondiam os jovens —, está muito boa.
Mas, depois de havê-la comido, caíam ao chão, inchavam-se e tornavam-se duros como uma pedra.
Eu não sabia quedar em paz, porque apesar daquele espetáculo, cada vez era major o número de quantos jovens comiam daquelas carnes. Eu gritava ao um e ao outro; dava bofetadas a este, um murro a aquele, tentando impedir que comessem; mas era inútil. Aqui caía um, enquanto que lá começava a comer outro. Então chamei os clérigos em meu auxílio e disse-lhes que se mesclassem entre os jovens e se organizassem de maneira que nenhum comesse aquela carne. Minha ordem não obteve o efeito desejado, mas sim que alguns dos mesmos clérigos ficaram também a comer as carnes da serpente caindo ao chão ao igual dos outros. Eu estava fora de mim quando vi a meu redor a um tão grande número de moços tendidos pelo chão no mais miserável dos estados.
Voltei-me então para desconhecido e disse-lhe:
— Mas o que quer dizer isto? Estes jovens sabem que esta carne ocasiona-lhes a morte, e com todo a comem.
— Qual é a causa?
Ele respondeu-me:
—Já sabes que animalis homo non pércipit ea quae Dei sunt. (Alguns homens não percebem as coisas que são de Deus)
— Mas não há remédio para que estes jovens voltem em si?
— Sim que o há.
— E qual seria?
— Não há outro mais que a bigorna e o martelo.
— A bigorna? O martelo? E como terá que empregá-los?
— Terá que submeter aos jovens à ação de ambos os instrumentos.
— Como? Acaso devo colocá-los sobre a bigorna e logo golpeá-los com o martelo?
Então meu companheiro, explicando seu pensamento, disse:
— Olhe: o martelo significa a Confissão; a bigorna, a Comunhão; é necessário fazer uso destes dois médios.
Pus mãos à obra e comprovei que eram os indicados, remédios eficacíssimos, embora para alguns resultassem inúteis; tais eram os que não faziam boas confissões.
A confissão e a comunhão como meios para nossa perseverança e salvação eterna
"Quando os jovens retiraram-se aos dormitórios — continua Dom Provera— perguntei a (São) João Dom Bosco por que suas ordens aos clérigos de que impedissem aos jovens comer as carnes da serpente não tinham conseguido o efeito desejado.
O servo de Deus respondeu-me:
— Não todos obedeceram; pelo contrário, vi alguns dos clérigos, como já disse, comer também daquelas carnes".
Estes sonhos — continua Dom Lemoyne — representam em resumidas contas a realidade da vida. Com as palavras e com os fatos (São) Dom Bosco reflete a realidade da vida, o estado de uma comunidade em que em meio de grandes virtudes, também existem misérias humanas. E não terá que maravilhar-se disso, quanto mais que o vício por sua própria natureza tende a expandir-se mais que a virtude, daqui a necessidade de uma vigilância contínua.
Alguém poderá objetar que teria sido mais conveniente atenuar ou omitir algumas descrições um tanto irritantes; mas nosso parecer não é o mesmo.
Se a história tiver que cumprir seu nobre ofício de mestra da vida, deve descrever o passado tal e como foi em realidade, para que as gerações futuras possam animar-se ante o exemplo do ardor e da virtude dos que lhes precederam e, ao mesmo tempo, conhecer suas faltas e enganos deduzindo deles a prudência com que devem regular os próprios atos.
Uma narração que só apresentasse um lado da realidade histórica conduziria irremediavelmente a um falso conceito da mesma. Enganos e defeitos cometidos repetidas vezes, ao não ser reconhecidos como tais, voltarão a ser causa de novas transgressões sem grande esperança de emenda. Uma mal entendida apologia, de nada serve aos benévolos, nem converte aos mal dispostos; em troca, uma franqueza ilimitada engendra crédito e confiança.
Portanto, nós, ao expor nossa maneira de pensar, diremos, além disso, que (São) João Dom Bosco deu do sonho as explicações mais adequadas às inteligências dos jovens, deixando entrever outras de não menor importância, não as apresentando com toda claridade, porque não acreditou que era chegado o momento oportuno para fazê-lo. Em efeito: nos sonhos vêem que o (Santo) fala não somente do presente, mas também do futuro longínquo, como acontece no (sonho) da roda e em outros que iremos expondo.
As carnes podres do monstro não poderiam significar o escândalo que faz perder a fé; a leitura dos livros imorais, irreligiosos? O que indicam a queda ao chão, o inchaço, a dureza dos membros, a não ser a desobediência ao superior, a soberba, a obstinação no mal, a malícia?
O veneno é o mesmo com que poluiu aquela comida maldita o dragão descrito por Jó no capítulo XLI, que asseguram os Santos Pais ser figura de Lúcifer. O versículo 15 de dito capítulo, diz assim:"Seu coração é duro como a pedra, sólido como a mó fixa de um moinho". E nisso transformasse o coração dos miseráveis envenenados, dos rebeldes obstinados no mal.
E qual será o remédio contra tal dureza? (São) João Dom Bosco emprega um símbolo um tanto escuro, mas que em substância assinala um remédio sobrenatural. Ocorre-nos esta explicação: É necessário que a graça santificante, obtida mediante a oração e com os sacrifícios dos bons, acenda os corações endurecidos e os faça maleáveis; que os dois Sacramentos, isto é, o martelo da humildade (confissão) e a bigorna da Eucaristia sobre o qual o ferro recebe uma forma decisiva, artística, para que depois de ser temperada, possa exercer sua eficácia divina. Que o martelo que golpeia e a bigorna que sustenta concorram a realizar a obra que em nosso caso não é outra que a reforma do coração enfermo, mas dócil ao mesmo tempo. Será então quando este, rodeado de um nimbo de esplêndidos raios de luz, volte a ser o que fora em outro tempo.
(M. B. Volume VII, págs. 238-239)
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
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